Vereadora Amélia realiza Audiência Pública sobre a Situação Carcerária em São José

Vereadora Amélia realiza Audiência Pública sobre a Situação Carcerária em São José

Compartilhe nas redes

A Audiência Pública para debater o Sistema Penitenciário, realizado em São José dos Campos e organizado pela Ver. Amélia Naomi – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de São José dos Campos.

O objetivo da audiência foi o de debater as muitas denúncias de violação dos direitos humanos no Centro de Detenção Provisória do Putim. As condições precárias e superlotação, foram os informes que mais ganharam destaque na audiência, porém outros fatores foram abordados como assédio moral, ausência de medicamentos e atendimento de saúde, alimentação vencida, revista vexatória nas mulheres e transferências para locais longínquos.

Elas também estiveram em São Paulo em uma audiência com o secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes. A audiência desta quarta-feira, foi um dos encaminhamentos tirados a pedido, principalmente, dos familiares em nome da Associação de Mães e Amigos dos Presos da cidade.

A audiência contou com o apoio da Ver. Rose Gaspar, da Ouvidora da Comissão de Direitos Humanos da Alesp – Deputada Marcia Lia, da Associação de Familiares e Amigos de Presos e Egressos AFAPE e com a participação do Defensor Público Doutor André Marcondes, que trouxe os Coordenadores do Núcleo de apoio a ação carcerária através dos Doutores Bruno e Verônica. Participaram também o Promotor de Justiça Doutor Fábio Moraes e o Coordenador da Pastoral carcerária Senhor José Benedito.

A Audiência já apresenta resultados:

Horas depois do fim da Audiência realizada em São José dos Campos,  o Promotor de Justiça Doutor Fábio Moraes e o Defensor Público Doutor André Marcondes, informaram a autorização do envio de cobertores e roupas por familiares aos presos no CDP do Putim entre outros itens. Uma vitória para os familiares para o cuidado e saúde dos presos.