SJC inicia trabalho de ampliação da iluminação pública na zona norte

SJC inicia trabalho de ampliação da iluminação pública na zona norte

Compartilhe nas redes

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (22) os trabalhos de expansão da iluminação pública do município. O primeiro local a receber novos pontos de luz é a Estrada do Jaguari, na zona norte, onde estão sendo instaladas 20 luminárias no trecho de 500 metros da via. A partir do dia 4 de janeiro de 2016, os serviços serão intensificados e levados a outras regiões da cidade.

Iluminação Pública Norte - Foto Roberto Chagas (1)A Estrada do Jaguari atende principalmente os moradores do conjunto habitacional do bairro, onde moram 744 famílias. As luzes que estão sendo instaladas possuem 400 watts de potência em vapor metálico (brancas). Os equipamentos vão garantir mais segurança aos moradores e motoristas que utilizam a via. A previsão é que os trabalhos terminem nesta quarta-feira (23).

De acordo com o diretor de concessionarias da Secretaria de Obras, os serviços de instalação de novas luminárias serão intensificados a partir do dia 4 de janeiro de 2016, com a previsão de implantação de ao menos 1.200 pontos de iluminação em diferentes regiões de São José e dos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier.

“Nós estamos investindo R$ 860,9 mil para a modernização e a ampliação do sistema de iluminação pública. A prioridade nos trabalhos serão os pontos com maior demanda e os que tiveram pedido cadastrado há mais tempo. Trata-se de um investimento que a Prefeitura está realizando na segurança pública e de mobilidade dos cidadãos”, disse o diretor.

Investimento

A ampliação da iluminação pública de São José foi firmada em contrato assinado pela Prefeitura no início deste mês com a empresa Engeluz Iluminação e Eletricidade. O acordo tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação para mais cinco anos. “Assumimos o serviço com o compromisso de levar qualidade e rapidez nos reparos e também com a proposta de expandir o sistema”, disse o prefeito ao assinar o contrato.

Iluminação PúblicaSão José dos Campos possui 75 mil pontos de iluminação (postes e luminárias ornamentais) e, desde que a Prefeitura assumiu o serviço, 11.218 lâmpadas defeituosas foram substituídas. O número representa a recuperação de 15% da iluminação de ruas e praças no período de oito meses.

Atualmente, a cidade apresenta um dos menores índices de lâmpadas apagadas do Estado de São Paulo, com percentual de 1,2% em relação ao total de pontos de iluminação pública. O quantitativo é muito inferior ao índice de 5%, considerado aceitável, e também inferior em relação aos 3%, considerado como ideal pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A manutenção do sistema existente continuará a cargo da Urbam (Urbanizadora Municipal), que realiza o serviço sob a supervisão da Secretaria de Obras.