Senasp oferece formação para Guardas Municipais no combate às drogas

Senasp oferece formação para Guardas Municipais no combate às drogas

Compartilhe nas redes

A aula inaugural do curso de multiplicadores de Polícia Comunitária para 30 agentes da Guarda Civil Municipal ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), no plenário da Câmara Municipal, com a participação de um representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que oferecerá o curso.

O curso será aplicado pelo coronel da Polícia Militar, Marco Sobreira, da Paraíba. “Tenho certeza que esta filosofia de polícia de proximidade é importante e necessária, pois quem conhece os problemas da sua comunidade são os próprios moradores dela, e a informação, que é a nossa matéria-prima, só será passada se essa comunidade confiar na gente”, explicou.

Também participarão do curso de multiplicadores dez guardas de Taubaté. Todos serão certificados pelo Ministério da Justiça, por meio do Senasp, para ministrar curso e formar novos multiplicadores na região. Em março, estes profissionais estarão aptos a ministrar o curso de operadores de Polícia Comunitária para 80 guardas civis.

São José dos Campos foi escolhida como cidade pólo para a formação de novos multiplicadores de Polícia Comunitária. Com isto, a cidade poderá receber recursos financeiros e outros cursos do Governo Federal voltados para a área de segurança, além de poder oferecer essa formação para municípios da região.

Com carga horária de 160 horas, o estudo será dividido em dois módulos, iniciando com disciplinas voltadas para as relações interpessoais, conflitos e formas de intervenção, seguida de disciplinas que incluem atenção e cuidado a dependência química, drogas lícitas e ilícitas e visitas técnicas.

“Este projeto é uma experiência inédita em nossa cidade e uma grande ferramenta de gestão da segurança urbana, baseado nos direitos humanos. Tenho certeza que colheremos bons resultados destas ações”, disse José Luis Nunes, secretário de Defesa do Cidadão.

De acordo com a vereadora Amélia Naomi, a Câmara Municipal está à disposição para ajudar no desenvolvimento do projeto, além da cessão de estrutura, como foi o caso desta aula inaugural. “Qualquer ação de política pública que venha beneficiar a população e reforçar a segurança da cidade tem todo o apoio do legislativo”, afirmou.

Programa

O programa “Crack, é possível vencer” tem por finalidade prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário da droga, bem como enfrentar o tráfico de entorpecentes. O Governo Federal destina recursos financeiros aos estados e municípios e estes, em contrapartida, instalam instâncias de gestão e de ações nas áreas de segurança, saúde, assistência social e educação.

Com informações de: Prefeitura Municipal