São José inaugura primeiro parque canino do país
Labrador Austin com sua dona Iara

São José inaugura primeiro parque canino do país

Compartilhe nas redes

A vereadora Amélia Naomi acompanhou a inauguração do primeiro parque canino do país, realizada na manhã deste domingo (25), em clima de muita alegria e descontração. Mais de 700 pessoas trouxeram seus bichinhos de estimação para conhecer o Espaço 4 Patas, construído pela Prefeitura de São José dos Campos, em uma área de 3.500 metros quadrados dentro do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte da cidade.

Out15-25 Parque Canino Espaço 4 Patas (2)Algumas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e de Minas Gerais possuem alguns pequenos espaços para os animais, mas nenhuma com espaço fechado, com equipamentos e infraestrutura para os cães.
Três cães do centro de adestramento Perfect Dog encantaram o público com apresentações de agility e adestramento durante as atividades de inauguração.

Durante a cerimônia, o prefeito Carlinhos Almeida agradeceu a dedicação dos funcionários envolvidos no projeto e entregou um certificado pelos trabalhos prestados. Ele também destacou a ampliação de políticas públicas voltadas aos animais.

“O parque canino é uma ação inovadora que vem agregar outras ações como a castração e incentivo à adoção de animais”, disse o prefeito.

AMOR, DEDICAÇÃO, COMPROMISSO
Para a vereadora Amélia Naomi a iniciativa inédita no país, mas comum em vários países, está agregada a uma política de proteção animal adotada pelo Prefeito Carlinhos, que contou com o apoio dos servidores, que abraçaram e executaram com amor a obra.

IMG_6293“Desde a idéia do projeto trazida pela arquiteta Silvia, servidora de carreira, que conheceu um parque canino quando visitou o Japão, a participação de cada servidor, hoje justamente homenageados, foi tudo feito com muito carinho. O formato dos brinquedos, que receberam desenhos, os trabalhadores da marcenaria que desenharam os ossinhos, tudo com muito amor. Tenho muito orgulho de ter participado deste projeto”, disse a vereadora Amélia, que destaca a importância do Parque para a saúde dos animais e da população.

“Só quem tem um cão em casa para saber o que é compartilhar desse amor verdadeiro, que cura doenças e previne problemas de saúde. A iniciativa contribui para a saúde dos cães, que agora tem um local para se exercitar e brincar, mas é também uma ação de cuidado com a saúde da população”, disse a vereadora Amélia.
Mães e pais orgulhosos

FELICIDADE
Durante a inauguração foi difícil mensurar quem estava mais feliz, os “papais e mamães” dos bichinhos ou eles próprios. Muitos prepararam os seus “filhos” para a festa, teve cãozinho vestido de vaquinha, de abelhinha, lacinhos, gravatinhas e brinquedos não faltaram.

Um dos mais animados era o grandalhão Thor, de 3 anos, da raça golden. Acompanhado de seu proprietário Thiago Neri, se esbaldou no banco de areia, como se estivesse na praia e depois se refrescou no bebedouro.
“Eu achei ótimo, pois São José tem muitos cachorros. Aqui ele pode interagir com outros cães. Depois de tanto brincar, ele vai chegar em casa e dormir”, disse Thiago.

O labrador Austin, com 1 ano e 1 mês, ainda estava se acostumando com a novidade. Acompanhado de sua “mãe”, como a proprietária Iara Fátima de Castilho, faz questão de dizer, aproveitou para fazer novas amizades.
“Eu gostei pra caramba, pois ele não tem lugar pra ir e no Parque não podia trazer. Não tinha lugar pra soltar. Hoje ele está meio assustado, mas é muito arteiro. A carinha dele de alegre, também me alegra. Não tem amor mais verdadeiro”, disse Iara.

Para Anderson Fernandes, que visitou o Parque com a poodle Mel de 2 anos, a idéia foi excelente. “O espaço é ótimo e espero que seja levado para outros bairros. Dá liberdade e socializa também o cachorro. Ela fica em casa sozinha o dia todo e como vai funcionar até às 20h, posso trazer a noite”, disse Anderson.
Cadastramento – As pessoas que visitaram ontem o Espaço 4 Patas já cadastraram seus cães para confecção de uma carteirinha para a entrada do animal. A validade da carteirinha é a mesma da vacinação do cão.

 

ESTRUTURA
O Espaço 4 Patas, que funcionará todos os dias das 8h às 20h, ganhou bancos, lixeiras e placas com regras de convivência, como o recolhimento das fezes dos animais. Por isso, não se esqueça de levar saquinhos.

CAMPANHAS
O parque canino será ainda um espaço para campanhas de vacinação, adoção de cães abandonados, palestra sobre cuidados com a saúde e posse responsável, além de estimular o voluntariado com aulas gratuitas de adestramento e orientação de veterinários.

Atualmente, o Parque da Cidade já sedia no último domingo do mês uma Feira de Adoção de animais, onde são oferecidas 200 inscrições para castração gratuita de cães e gatos.

REGULAMENTO
Para frequentar o espaço, os cães deverão estar vacinados, saudáveis e livres de parasitas. O proprietário deverá apresentar na entrada, a carteirinha de vacinação atualizada do seu cão e preencher um cadastro.
Conforme regulamento do parque, o proprietário será totalmente responsável pela conduta de seu animal. Os cães deverão estar o tempo todo sob os cuidados de seus proprietários e dentro do alcance de seu comando.

Ao entrar e sair do parque, os cães deverão usar coleira e guia. Se um cão tiver comportamento agressivo, o animal deverá ser retirado do espaço. Serão proibidas a entrada de alimentos, bebidas e menores desacompanhados de um adulto.