São José ganha mais uma academia para crianças

São José ganha mais uma academia para crianças

Compartilhe nas redes

A academia infantil ao ar livre, iniciativa criada pela vereadora Amélia Naomi, ganhará mais um endereço neste sábado (19), na Rua Miguel Orlando de Freitas, ao lado da quadra poliesportiva do bairro Vista Linda.

Com a inauguração, que acontece às 11h, serão quatro unidades específicas para as crianças acima de 8 anos, que estão localizadas no Bosque dos Eucaliptos, Campo dos Alemães, em Santana (Parque da Cidade), instaladas pelo Prefeito Carlinhos Almeida.

Para a vereadora Amélia Naomi, o incentivo a prática esportiva, ao lazer, de maneira saudável, contribui para muitos benefícios para a vida das crianças.

“Em tempos onde as brincadeiras de rua, a conversa com os amigos, deu lugar a comunicação via celular, é importante que criemos ambientes que chamem à atenção de nossas crianças para a prática de esportes”, disse a vereadora que destaca a importância da convivência em grupo.

“O esporte tem a competência de ensinar à criança a lidar e se relacionar com companheiros e adversários, desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças, aprender a conviver com conquistas e frustrações, conhecendo seus limites e suas potencialidades”, disse a vereadora

COMO FUNCIONA A ACADEMIA – Na academia para crianças, são 12 equipamentos semelhantes aos de um playground, como escorregador, gangorra, simulador de caminhada, escalada, ponte. Todos são úteis para estimular a atividade motora das crianças e ajudar a prevenir a obesidade infantil e doenças decorrentes deste problema, como hipertensão e diabetes.

“O uso dos equipamentos das academias para crianças necessita do acompanhamento dos pais para evitar qualquer tipo de acidente”, ressaltou o coordenador das academias.

A cidade tem 125 academias espalhadas pelos bairros, além das quatro unidades específicas para as crianças acima de 8 anos.

Os equipamentos estão instalados em áreas públicas e são mantidos pela Prefeitura, que disponibiliza professores de educação física para orientar a população sobre a forma correta do uso de cada aparelho.

Projeto de Lei 411/2013 – Aprovado por unanimidade e transformado em Lei 9.054 de 6 de dezembro de 2013, sancionada pelo Prefeito Carlinhos Almeida também estabelece a necessidade de campanhas educativas que visem conscientizar a importância da atividade física para as crianças.

Confira o projeto
PROJETO DE LEI – (PL)411_Processo13082-2013-DTL

fonte: site www.sjc.sp.gov.br e comunicação Gabinete Vereadora