São José dos Campos está com inscrições abertas para cursos, oficinas e treinamentos

São José dos Campos está com inscrições abertas para cursos, oficinas e treinamentos

Compartilhe nas redes

O Programa Qualifica da Prefeitura de São José dos Campos está com inscrições abertas para 326 vagas para oficinas de artesanato, curso NR 11 (Operador de Empilhadeira) e treinamento de hidráulica. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa.

Para o curso NR11 e o módulo 1 de hidráulica, as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 27. Os interessados nas oficinas de artesanato e módulo 2 do treinamento de hidráulica devem se inscrever até o dia 3 de julho. A inscrição não garante a vaga. A seleção dos candidatos vai priorizar pessoas desempregadas e com maior grau de necessidade econômica, apurada com base nas informações fornecidas no ato da inscrição.

Para participar do curso de NR11, é necessário ter no mínimo 18 anos, CNH válida categoria B ou superior, ensino fundamental completo e ser morador de São José dos Campos. A formação tem duração de 32 horas e estão sendo oferecidas 36 vagas, divididas em três períodos (manhã, tarde e noite).

Para o treinamento de hidráulica, é exigido idade mínima de 16 anos e ser morador de São José dos Campos. Estão sendo oferecidas inscrições para os módulos 1 e 2. Há cem vagas para cada. A formação visa preparar os participantes para noções básicas em “Instalações de Água Fria”, apresentando inovações na área de hidráulica, bem como procedimentos corretos na realização de pequenas reformas e obras. A aula será no período da tarde, das 15h às 17h.

Para participar das oficinas de artesanato, é necessário também ter no mínimo 16 anos e ser morador em São José dos Campos. Não há exigência de escolaridade. As aulas serão no período da tarde, das 14h às 17h. Com exceção da que ensinará “Porta lixo para carro”, que terá início às 13h30 às 17h20, no dia 12 de julho.

Todas as oficinas ensinarão as alunas a trabalhar com feltro, aplicação e pontos do bordado. A primeira “Chaveiro de Casinhas”, será no dia 5 de julho. A segunda, “Máscara para dormir”, no dia 8 de julho.

Qualifica São José
qualificaDesde a sua criação em 2013, o programa realizou 154 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, todos realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante. Mais de 14 mil pessoas já passaram pelos cursos e outras atividades oferecidas.

Em 2016, foram ofertados 33 cursos, com 837 vagas. Também foram oferecidas 600 vagas em palestras sobre como elaborar um currículo, se preparar para entrevistas e dinâmicas de emprego, além de dicas de como ser um profissional competente. O programa também realizou 6 treinamentos na área de hidráulica, com 600 vagas disponibilizadas e 8 oficinas de artesanato com 210 vagas. Para saber mais sobre o programa acessewww.sjc.sp.gov.br/qualifica.