Quiosques de artesanato começam a funcionar na quarta-feira na orla do Banhado em São José
Os quiosques funcionarão de quarta-feira a sábado junto à Orla do Banhado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Quiosques de artesanato começam a funcionar na quarta-feira na orla do Banhado em São José

Compartilhe nas redes

Conquista da população, os quiosques da orla do Banhado voltam a funcionar a partir desta quarta-feira (09/12) em São José. Os espaços, serão usados para difundir o artesanato local e proporcionar geração de renda para os artesãos e opções de compras aos consumidores, movimentando a economia de nossa cidade.

Os quiosques fazem parte do projeto Novo Centro, do governo Carlinhos, que trouxe investimentos e revitalizou a região central, mas que por falta de vontade política, estavam abandonados pelo prefeito Felicio. Em julho, após as vereadoras Amélia Naomi e Juliana Fraga, do PT, apresentarem uma denúncia de abandono ao Ministério Público e ao TCE, as obras foram iniciadas.

A Bancada do PT já havia apresentado um Projeto de Lei (13692/2019) para que os quiosques pudessem ser utilizados pelos artesãos ou entidades filantrópicas, e que o ponto voltasse a ser reativado e gerasse renda aos trabalhadores informais e autônomos na cidade.

Os quiosques funcionarão de quarta a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h. Serão expostos para comercialização produtos como artesanato em madeira, soldagem, bordado, crochê, costura em retalhos, fuxico, patchwork, torção, macramê, entre outros. Não são admitidos produtos industrializados.

Em breve, um terceiro quiosque, que fica ao lado dos atuais que serão inaugurados, sediará uma extensão do Comtur (Conselho Municipal do Turismo) e da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), entidade coordenadora dos artesãos.