Quinta audiência pública da Comissão da Verdade acontece nesta quarta

Quinta audiência pública da Comissão da Verdade acontece nesta quarta

Compartilhe nas redes

Nesta quarta-feira (27) acontece a 5a. audiência pública da Comissão da Verdade, da Câmara Municipal. Com o tema “Os idos de 1975 no ITA e na cidade”, a audiência tem início às 14h, no Plenário Mário Scholz.

comissãovddA fim de estabelecer uma lembrança autorizada e historicamente acurada do passado, a instauração da Comissão da Verdade identifica as vítimas dos tempos da ditadura militar no Brasil e analisa as circunstâncias em que essas pessoas foram vitimadas, com o objetivo de esclarecer esse período obscuro da história nacional e coibir a repetição dessas práticas.

Oriunda de projeto de decreto legislativo de autoria da presidenta Amélia Naomi, a Comissão da Verdade foi constituída na Câmara de São José dos Campos em agosto deste ano, partindo dos princípios de esclarecer os fatos e as circunstâncias dos casos de graves violações de direitos humanos ocorridos no município.

Além de promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, e identificar e tornar públicas as estruturas, os locais, as instituições e as circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos e suas eventuais ramificações nos diversos aparelhos estatais e na sociedade.

Sob o nome de Michal Gartenkraut, ex-reitor do ITA, a Comissão da Verdade de São José dos Campos é presidida pela vereadora Amélia Naomi, conta com a colaboração do militar reformado Pedro Lobo, do agricultor Ovídio Ferreira e do jornalista e ex-vereador Luiz Paulo Costa.

Além da vereadora Amélia compõem a Comissão os vereadores Dulce Rita (PSDB), Walter Hayashi (PSB), Willis (PP), Carlinhos Tiaca (PMDB), Tonhão Dutra (PT) e Shakespeare Carvalho (PRB).

Além de acompanhar ao vivo no plenário as audiências, o público pode conferir também a transmissão pela internet no site www.camarasjc.sp.gov.br ou pela TV Câmara pelos canais 17 e 29 da NET (tv a cabo).