Prefeitura tem programação especial para Outubro Rosa

Prefeitura tem programação especial para Outubro Rosa

Compartilhe nas redes

A programação em comemoração ao Outubro Rosa da administração Carlinhos Almeida,começou dia5/10 com a iluminação de prédios públicos com a cor rosa para lembrar a data: Paço Municipal, Museu Municipal (antiga Câmara), Secretaria da Saúde, UES (Unidade de Especialidades de Saúde) e o Hospital Municipal.

Outubro Rosa5Uma caminhada será realizada no dia 18 de outubro (domingo), a partir das 9 horas, com a concentração no Parque Vicentina Aranha. Antes, uma aula de zumba bastante animada promete fazer o aquecimento dos participantes.

Para participar, basta chegar no Vicentina Aranha no dia e horário marcado trajando uma camiseta rosa ou levar um quilo de alimento e trocar por uma camiseta, no local do evento.

Além das ações de conscientização, a gestão Carlinhos também preparou ações no eixo do cuidado. Com o objetivo de intensificar a busca ativa de pacientes, a Secretaria da Saúde determinou que, neste mês, a solicitação da mamografia não fique restrita apenas ao médico. As enfermeiras da unidade também poderão solicitar o exame.

Atualmente, São José dos Campos não tem demanda reprimida de mamografia. Todas as pacientes que precisam do exame são imediatamente agendadas. “Pela primeira vez na história, a cidade consegue zerar a demanda por mamografia, um exame que é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Um exemplo claro de que a cidade se preocupa com a saúde da população e vem trabalhando arduamente para atingir metas de atendimento. Hoje, podemos afirmar que não temos fila para mamografia na cidade. Uma grande vitória”, disse o secretário de Saúde, Paulo Roitberg.

A gestão Carlinhos segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, que preconiza que as mulheres façam o exame anualmente, a partir dos 40 anos. Para isso, basta solicitar o exame na Unidade Básica de Saúde de referência. A Secretaria de Saúde já realizou, até agosto deste ano, 23.000 mamografias. Durante todo o ano passado, foram realizadas 27.423 mamografias.

Ação nas UBS

A Secretaria da Saúde também vai intensificar a abordagem e orientação das mulheres sobre o câncer de mama nas 41 Unidades Básicas de Saúde e 3 USF (Unidades de Saúde da Família) da cidade, com a captação de mulheres para a realização da mamografia, a partir da próxima segunda-feira (5).

Outubro Rosa6As mulheres abordadas receberão folders e material informativo sobre a doença, além de instruções de como fazer o autoexame. Para aquelas, com mais de 40 anos, que não fizeram a mamografia no último ano, será solicitado o exame.

O objetivo da ação é orientar sobre a importância dos cuidados para evitar a doença e celebrar o Outubro Rosa.

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. De acordo com a coordenação do Programa Saúde da Mulher, a estimativa é de que 230 novos casos sejam notificados por ano no município. No ano passado, 48 mulheres morreram em decorrência da doença, em São José dos Campos.

Sintomas

Entre os sintomas estão as alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. A secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por um médico a partir dos 35 anos.

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, não amamentar ou não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

 

 

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos