Prefeitura sanciona projeto que cria castração móvel de animais domésticos

Prefeitura sanciona projeto que cria castração móvel de animais domésticos

Compartilhe nas redes

Carlinhos Almeida, prefeito de São José dos Campos, sancionou a lei que autoriza a criação do Programa Municipal de Castração Móvel, destinado ao controle da população de animais domésticos na cidade, assim como a criação de parcerias com instituições de ensino veterinário e ONGs de proteção animal. A publicação foi feita esta semana no boletim do município.

Neste primeiro momento, o projeto conjunto das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente credenciará entidades, instituições e pessoas físicas interessadas em contribuir para o controle populacional de animais domésticos. A intenção é realizar nesta etapa cerca de 150 castrações por mês.

A segunda parte do programa prevê a utilização de um veículo equipado com toda a estrutura necessária para realizar inicialmente a castração de animais abandonados para depois atender a população interessada que possui baixa renda (até três salários mínimos). O veículo percorrerá a cidade e funcionará por meio de agendamento prévio e divulgação para o público. O trailer recebeu o apelido de “Castramóvel”.

A documentação necessária para a compra do veículo deve ser enviada em breve ao Governo Estadual, que após análise libera o recurso necessário. A previsão é que as duas frentes de trabalho (veículo e parcerias) estejam atuando juntas no segundo semestre de 2014.

O projeto do vereador Valdir Alvarenga recebeu apoio da vereadora Amélia, que vem lutando a favor da causa animal. “A implantação desse sistema móvel é ótima para quem não tem condições de pagar por um serviço particular e não consegue controlar a reprodução de seus animais domésticos que, além de mais despesas, ainda trazem o perigo de doenças, se não cuidados da maneira correta”, afirmou a vereadora.

O trailer adaptado de nove metros de comprimento terá três divisões, contando com material cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória e balança para pesagem dos animais, além de equipamentos para atender os bichos que tiverem alguma reação à cirurgia.

Com informações de: Prefeitura Municipal