Prefeitura realiza recuperação do Parque Vicentina Aranha

Prefeitura realiza recuperação do Parque Vicentina Aranha

Compartilhe nas redes

Mai16-15 Parque Vicentina Aranha - RestauroNa manhã deste domingo, 15 de maio, o prefeito Carlinhos realizou a entrega de mais uma etapa do processo de restauração do Parque Vicentina Aranha, o Pavilhão São José recebeu melhorias nas varandas e no hall, onde foram feitas obras de recuperação de fachadas, dos pisos, dos forros e esquadrias, assim como substituição completa das instalações elétricas e hidráulicas. A prefeitura tem investido muito na preservação e restauração dos patrimônios históricos da cidade, como a Mansão Olivo Gomes e o Cine Teatro Benedito Alves da Silva, que está sendo restaurado por iniciativa de um projeto de lei de minha autoria.

O trabalho foi feito em parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, que forneceu projeto e mão de obra, e a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), mantenedora do Parque, que empregou os R$ 160 mil captados na campanha de financiamento coletivo.

Essa é a terceira estrutura a ser recuperada no Vicentina Aranha. A primeira foi o Pavilhão Alfredo Galvão, restaurado em 2014, com recursos do município. A administração municipal também trabalha atualmente para recuperar o Pavilhão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Mai16-15 Parque Vicentina Aranha - RestauroParque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

A partir de 2006 iniciou o funcionamento como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC) como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

 

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos