Prefeitura instala vigas para duplicação do viaduto Kanebo

Prefeitura instala vigas para duplicação do viaduto Kanebo

Compartilhe nas redes

As obras de duplicação do Viaduto Kanebo atingem na próxima semana 55% de seu processo de execução. A marca será alcançada com o lançamento das vigas de sustentação das duas novas faixas de rolamento do elevado, que vão ocorrer entre terça (8) e quinta-feira (10). Para garantir segurança nas operações e de quem circula pelo local, o tráfego na região vai passar por alterações durante o período de realização dos trabalhos.

KaneboA Prefeitura está investindo R$ 11,5 milhões na obra de ampliação do viaduto, que começou em julho desse ano e tem previsão de entrega à população em junho de 2016. O local conta atualmente com duas faixas sentido centro, uma delas sendo utilizada pelos motoristas para acessar a Dutra. Com o alargamento, serão quatro faixas de rolamento, garantindo maior fluidez do trânsito na região sul de São José, a mais populosa da cidade. Mais de 70 mil veículos passam por dia pelo local.

O viaduto terá uma estrutura de nove vigas, sendo seis peças com 52,8 metros de extensão e cerca de 150 toneladas– a maior já utilizada em elevados no Brasil. Dois guindastes com 450 toneladas cada serão utilizados para o lançamento das vigas sobre as travessas de concreto. O trabalho será realizado com apoio técnico da CCR Nova Dutra e da Polícia Rodoviária Federal.

Alteração viária

O içamento e a colocação das vigas irão exigir algumas mudanças no trânsito na região do Viaduto Kanebo. Os trabalhos, no entanto, serão realizados somente à noite, das 22h30 às 4h, para não prejudicar o tráfego nos períodos de maior movimento viário.

No primeiro dia de implantação, no dia 8, será necessário interditar a Avenida Deputado Benedito Matarazzo, antes do acesso ao bairro Jardim Aquarius.

Kanebo - Bairro Centro 5A alternativa para o motorista é utilizar o acesso para a Avenida Florestan Fernandes (Anel Viário), seguindo pelas alças do viaduto Nadim Rahal e retornando ao Anel Viário pela pista sul (sentido bairro) para retomar a Avenida Benedito Matarazzo.

Na Via Dutra, o tráfego no sentido São Paulo será desviado da pista expressa para a pista marginal da rodovia no km 148, para estabilização dos guindastes. A pista marginal sentido São Paulo será interditada somente durante os lançamentos das vigas, e liberada nos intervalos.

Na quarta-feira (9), haverá interrupção de trânsito apena na pista expressa da Via Dutra no sentido São Paulo. O tráfego será transferido para a marginal no km 148; e da pista marginal para a Avenida Benedito Matarazzo próximo ao km 150.

No sentindo Rio de Janeiro, haverá desvio de tráfego da pista expressa para a via Sebastião Henrique da Cunha pontes no km 152.

No último dia dos trabalhos, na quinta-feira (10), serão lançadas mais três vigas no viaduto Kanebo, porém, não haverá interferência no tráfego da via Dutra. O trânsito será suspenso apenas em um trecho da Avenida Sebastião Henrique da Cunha Pontes, antes do viaduto. Os motoristas deverão utilizar o acesso à Avenida Dr. João Batista de Souza Soares, seguir pela Rua Álvaro Gonçalves Júnior, Codajás e Quixadá, no sentido contrário da avenida João Batista e permanecer na via até a Serra do Roncador, para retomar na Sebastião da Cunha Pontes.

Durante o dia poderão ocorrer interdições pontuais nos horários de pico no sentido centro apenas para a movimentação de caminhões. Todo o local estará sinalizado e contará com o apoio de agentes de trânsito nos períodos de maior fluxo.

Viaduto Kanebo

Desde abril do ano passado, os motoristas que trafegam no sentido sul do viaduto contam com duas faixas extras de rolamento que otimizaram o trânsito no local. A duplicação do elevado foi retomada em 2013 pela Prefeitura, que investiu cerca de R$ 10 milhões nessa primeira etapa.

Em março deste ano, a administração municipal conseguiu os recursos necessários para realizar a obra de alargamento da pista no sentido oposto, garantindo que os condutores que trafegam no sentido centro também sejam ser beneficiados.