Prefeitura de São José realiza encontro sobre políticas de igualdade racial

Prefeitura de São José realiza encontro sobre políticas de igualdade racial

Compartilhe nas redes

Igualdade Racial1O Partido dos Trabalhadores mantém uma luta histórica contra o preconceito, seja de gênero, racial ou contra qualquer minoria. Sempre estivemos ao lado dos movimentos sociais que buscam uma sociedade mais igualitária, justa e respeite os direitos de todos e todas. A população negra, historicamente, é uma das que mais sofre com a falta de direitos básicos e com o preconceito. Mas, desde o governo Lula e agora com Dilma, as coisas vêm mudando gradativamente.

O governo federal criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, e com ela introduziu políticas afirmativas, que buscam sanar essa imensa dívida do país com aqueles que foram subjugados por tanto tempo. Foi assim, por exemplo, com as cotas em faculdades federais e a Política Nacional de Saúde Integral da População, que tem por objetivo combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no Sistema Único de Saúde, bem como promover a equidade em saúde da população negra.

Diálogos da Cidadania

Aqui em São José dos Campos, a administração Carlinhos Almeida também está fazendo sua parte em políticas afirmativas. A Prefeitura realiza a partir desta quarta-feira (13/5) a III Jornada de Diálogos da Cidadania para a Construção de Políticas Públicas para Igualdade Racial. O evento, que segue até o sábado (16), terá atividades de cultura afro-brasileira, debates, diálogos e palestras.

O objetivo da jornada é debater e analisar os avanços das políticas públicas de promoção da igualdade racial, voltadas para os direitos dos indivíduos e grupos raciais e étnicos, com ênfase na população negra, afetados por discriminação racial e demais formas de intolerância.

O encontro também tem como foco a análise da situação do negro nesses 128 anos após a abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888. Além disso, a meta é propor novos desafios à sociedade e ao poder público para o enfrentamento do preconceito e da discriminação.

Entre os palestrantes estão autoridades nacionais e ativistas, como Oswaldo Justino e Donizete Eugênio, Ramatis Jacino, Nuno Coelho, Osmar Teixeira Gaspar, Luiz Lima, Padre Thiago Dias e Fillipo Almeida. Ainda na Jornada de Diálogos, o Conselho Municipal de Igualdade Racial de São José dos Campos tomará posse e iniciará os trabalhos de deliberação, articulação e proposição de políticas públicas que promovam a igualdade das raças na cidade.

A atividade é promovida pelo Departamento de Igualdade Racial da Secretaria de Promoção da Cidadania, é aberta ao público, com entrada é gratuita. Para participar não é necessário fazer inscrição. Mais informações: 3932-8614.

Programação

Quarta-feira (13)

Secretaria de Promoção da Cidadania (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

8h – Abertura Oficial

Apresentação Cultural de Jongo – Mistura da Raça

8h30 – Debate Mídias e Racismo

Participação especial: Oswaldo Justino (Jornalista e Escritor) e Donizete Eugênio (Jornalista e Radialista – Rádio Mensagem)

Quinta-feira (14)

Secretaria de Promoção da Cidadania – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

8h – Palestra e debate: Avanços e Desafios das Políticas de Ações Afirmativas no Brasil, nos 12 anos de criação da SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Participação especial: Ramatis Jacino (Professor, Mestre e Doutor em História Econômica – USP e escritor) e Nuno Coelho (Coordenador nacional dos APN’s e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR)

11h – Lançamento do livro “A transição e a exclusão”, do escritor Ramatis Jacino (Professor, Mestre e Doutor em História Econômica – USP) – Editora Nefetiti

14h – Fundação Cultural Cassiano Ricardo (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade)

Palestra Raça Etnia: Políticas Públicas

Participação especial: Departamento de Igualdade Racial – Secretaria de Promoção da Cidadania

19h – Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2.601 – Bosque dos Eucaliptos)

Debate: Redução da maioridade penal

Participação especial: Osmar Teixeira Gaspar (Doutorando no Programa Direito da faculdade e representante da Educafro), Dr. Luiz Lima (Presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB – SJC), Padre Thiago Dias (Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Diocese de São José dos Campos) e Filippo Almeida Silva Leite (Ativista dos Direitos humanos de Adolescentes e Jovens)

Sexta-feira (15)

Secretaria de Promoção da Cidadania – Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

19h – Posse do Conselho Municipal de Igualdade Racial

Sábado (16)

EMEI Professora Lourdes de Oliveira Mendes (Rua Rio Una, 484/488 – Jardim Pararangaba)

Diálogos sobre a auto-estima

Participação especial: Departamento de Igualdade Racial / Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres – Secretaria de Promoção da Cidadania

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos