Prefeitura de São José dos Campos lança projeto de Parque Canino

Compartilhe nas redes

Aliar diversão, qualidade de vida, proporcionar interação entre os cães em um ambiente projetado especificamente para eles.

Ago15-27 Parque Canino - lançamento (3) Com esse objetivo, foi lançado na manhã desta quinta-feira (27), o Projeto do Primeiro Parque Canino de São José dos Campos. A iniciativa apresentada pelo Prefeito Carlinhos Almeida, será implementada em uma área de 3.500 metros quadrados, próximo a portaria principal do Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na região norte da cidade. A proposta será implementada por meio de uma parceria entre as secretarias de Serviços Municipais (SSM), Meio Ambiente (Semea) e de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A área receberá equipamentos de treinamento e diversão, implantação de bebedouro para cães, além de lixeiras para depósito de dejetos dos animais. O local será totalmente cercado com alambrado com 1,40 m de altura, espaço sombreado, banco em torno das árvores e implantação de “pipi dog” (local específico para os animais realizarem suas necessidades).

“Essa ideia é muito interessante, principalmente pelo baixo custo e, sem dúvida,terá um valor imensurável. Com este espaço, daremos alternativa para que as pessoas possam ter um local específico para passear com seu cão”, disse o prefeito Carlinhos de Almeida.

Ago15-27 Parque Canino - lançamento (5)Para a vereadora Amélia Naomi, a criação do Parque Canino vem atender a uma demanda cada vez mais crescente da população. “Hoje mais do que em outros tempos, os animais tornaram-se membros da família e passaram a contar com mais cuidados. Com o número cada vez mais crescente, a idéia do Parque Canino vai auxiliar as famílias a terem onde levar os seus cães com conforto e tranqüilidade”, disse a vereadora.

De acordo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, a população de animais de estimação no Brasil já passa de 100 milhões. Concurso Popular – Um concurso cultural vai eleger o nome do parque, apelidado de ParCão. As sugestões serão avaliadas por uma comissão que indicará cinco nomes para votação popular, a qual definirá a identidade do Parque Canino.

O local permitirá que os proprietários passem mais tempo com seus cães, ajudando o dono a ter melhor controle sobre os animais, além de ajudar na saúde dos caninos, reduzindo o stress do cão, evitando assim problemas de comportamento. O local também será um espaço para campanhas de vacinação, adoção de cães abandonados, palestra sobre cuidados com a saúde e posse responsável, além de estimular o voluntariado com aulas gratuitas de adestramento e orientação de veterinários. “No Brasil, poucas cidades têm locais para receber seus cães. Essa será a maior área do Brasil”, comentou o secretário de Serviços Municipais, Antonio Carlos Wolff Nadolny. A Prefeitura prevê um prazo de 60 dias para a adequação da área que receberá as implantações necessárias para o Parque Canino.

 

Clique aqui e veja a apresentação sobre o Parque Canino

Ago15-27 Parque Canino - lançamento (4)

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos