Prefeito anuncia obras de Pavimentação no Portal do Céu

Prefeito anuncia obras de Pavimentação no Portal do Céu

Compartilhe nas redes

As obras que vão levar 2 quilômetros de asfalto para o Portal do Céu, na região leste de São José dos Campos, já começaram. Nesta terça-feira (15), o prefeito Carlinhos e o Secretário de Transportes estiveram reunidos com mais de 200 moradores do bairro, anunciando o início do projeto.

“Estamos oficializando o início das obras, uma importante conquista para a população do Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia. A Urbam já instalou o canteiro de obras e a Sabesp já disponibilizou o material para a galeria de esgoto, agora vamos colocar a mão na massa e levar esta melhoria tão aguardada pelos moradores”, disse prefeito durante o encontro.

Portal do Céu - CorredorO trecho que receberá o asfalto fica entre a Estrada do Bom Retiro e a Rua Quebra-Eixo, que terá ainda guias e sarjetas. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no primeiro semestre do ano que vem.

Em 2013, o Portal do Céu e Santa Rita foram beneficiados com a regularização de bairros da Prefeitura, que entregou 336 títulos de posse para a população.

“Nós ficamos esquecidos aqui por anos e, finalmente, hoje temos uma Prefeitura que conversa com a gente e cumpre o que promete. Esse asfalto é muito importante para nós, que sempre vivemos no pó, com problemas de saúde e agora teremos mais dignidade”, ressaltou Júlio Meireles, professor e morador do Portal do Céu.

O programa de pavimentação e recape da Prefeitura de São José dos Campos já realizou obras em 38 bairros. Até o final deste ano, serão cerca de 78 quilômetros de vias pavimentadas por toda a cidade. Os trabalhos já estão em andamento também no Chácaras Araújo, Freitas, Pousada do Vale e a Avenida Lindaura Aparecida Ferreira de Souza, no Residencial Righi.

A Vereadora Amélia tem acompanhado os moradores de áreas irregulares e parabenizou à todos pela conquista. “Acompanho e apoio a muito tempo a luta dos moradores do Portal do Céu e das dezenas de bairros irregulares. Essa é uma conquista merecida, que só está sendo realizada, pois temos na cidade um governo que investe na periferia. Para o governo do PT, só existe uma cidade. Tudo isso poderia ter sido feito pelos outros governos, que infelizmente tinham outras prioridades” destacou.

Operação Antipoeira

Durante a reunião no bairro, o prefeito destacou a Operação Antipoeira, anunciada na semana passada pela Prefeitura como um novo sistema de manutenção para vias não pavimentadas. A cidade é a primeira do estado a garantir este método no combate à poeira em vias de terra.

Antipoeira Anuncio“Para os bairros que ainda não estão recebendo as obras de pavimentação, vamos garantir a colocação do xisto betuminoso, que vai colocar fim na poeira enfrentada pela população nos dias mais secos e dar mais qualidade de vida aos moradores”, disse o Prefeito.

A operação consiste na aplicação de um composto com óleo de xisto em vias de terra. O revestimento impermeabiliza o local, eliminando a poeira e a lama. Embora tenha aparência semelhante a uma pavimentação convencional, ele não é asfalto.

Inicialmente, o produto será aplicado em 22 quilômetros de vias não pavimentadas. A meta da Prefeitura é que a Operação Antipoeira chegue a 100 quilômetros de vias. As características do produto permitem que ele seja implantado em locais com baixo volume de tráfego. A aplicação é mais rápida do que o asfalto convencional e, por utilizar solventes leves, não agride o meio ambiente.

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos