Novo prédio do fórum de São José será inaugurado nesta segunda

Compartilhe nas redes

Depois de ser adiada seis vezes, a inauguração do novo Fórum de São José dos Campos vai acontecer na tarde desta segunda-feira (17). O evento de abertura às 15h contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SP), desembargador Ivan Sartori, e do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB).

O novo complexo, no Jardim Aquárius, tem 20 mil metros quadrados de área construída e vai abrigar todas as varas judiciais da cidade, além de atender uma antiga reivindicação dos advogados, que carecem de uma estrutura mais adequada para trabalhar em São José.

O novo fórum conta com três prédios. Em um deles funcionarão os 22 cartórios cíveis e criminais da cidade. Existem ainda outras 14 salas, que podem servir para as instalações de futuras varas na cidade.

A promessa do diretor do fórum, José Loureiro Sobrinho, é que uma destas salas abrigue uma vara para crimes de violência doméstica, que deve agilizar o atendimento destes casos.

Diferente do que acontece no prédio atual do fórum, na região Central, os caminhões que transportam presos terão espaço para manobra e transferência dos detentos, sem que estes tenham contato com o público do fórum. A carceragem foi dividida em alas masculina e feminina. O novo fórum tem dois salões do júri.

Interrupção
Os trabalhos no antigo fórum foram interrompidos no último dia 10 de dezembro. A partir desta data foram atendidos apenas casos de emergência. O novo fórum abre ao público no dia 7 de janeiro.

A construção do novo Fórum começou em 2004. Nesse tempo, duas empresas que venceram a licitação abandonaram o projeto. Uma terceira finalizou o prédio. Foram gastos R$ 27 milhões. Mais de 500 funcionários e 30 juízes trabalharão no prédio.

Fonte: G1 Notícias