Obras do Novo Teatrão avançam para fase de construção de prédios

Obras do Novo Teatrão avançam para fase de construção de prédios

Compartilhe nas redes

O prefeito acompanhou nesta quarta-feira (13) o início dos trabalhos de colocação da estrutura pré-montada do futuro prédio do Centro de Ciências que vai funcionar dentro do novo Centro Integrado de Educação. O complexo está sendo construído no local do antigo Teatrão, na Vila Industrial, zona leste de São José.
Teatrão1 Além do Centro de Ciências, o complexo vai abrigar um anfiteatro, uma academia ao ar livre com pista de caminhada e uma escola de educação infantil. As atividades serão coordenadas pela Secretaria de Educação.
O prédio do Centro de Ciências vai contar com dois laboratórios para oficinas, auditório para palestras, brinquedoteca e espaços para exposições itinerantes e exposição permanente com réplicas de dinossauros brasileiros.
Além disso, uma torre com Planetário e exposição sobre o Universo. Ao lado do prédio, será implantado um herbário para cultivo das espécies nativas da região.

Andamento das obras
A reforma da Portaria 2, localizada na Rua Ricardo Edwards, está em fase final de execução, e a construção da Portaria 1, que fica na Rua Professor Felício Savastano, segue em ritmo acelerado. Os serviços de revitalização dos espaços de convivência e atividades físicas também estão com as obras adiantadas. A pista de caminhada está sendo preparada para instalação de iluminação.
O anfiteatro, no local do antigo ginásio do Teatrão, vai funcionar como centro multiuso, com sistema de iluminação, ventilação, sonorização, além de adaptação para montagem de palco para eventos. O Projeto Executivo de adequação acústica e sonorização do ambiente já foi concluído.
“Nós estamos preparando um novo espaço multiuso para entregar à população de São José. A proposta é que ele seja utilizado para diversas atividades recreativas, esportivas, culturais e educacionais. As obras seguem dentro do cronograma esperado e em breve vamos apresentar a primeira fase do projeto”, disse o prefeito.

Teatrão2Acordo
A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo do Teatrão para uso da população.
O local possui 74 mil metros quadrados. A construção do Teatrão foi idealizada pelo ex-prefeito Sérgio Sobral de Oliveira. O prédio foi inaugurado no dia 27 de março de 1977 com a proposta de ser um centro de artes e convenções. Em 1981, foi doado ao clube como incentivo ao time de futebol com a condição de mantê-lo preservado e em funcionamento para população.

Homenagem
O novo Teatrão receberá o nome de Maestro Sérgio Weiss. O decreto que concede a homenagem foi assinado pelo prefeito de São José. O maestro faleceu no último dia 29 de janeiro aos 88 anos de idade.
Entre as décadas de 60 e 70, criou grupos musicais que fizeram mais de 4 mil bailes por todo o país: os Biriba Boys e o Brasília Modern Six. Sérgio Weiss recebeu a medalha Cassiano Ricardo em 1974, oferecida aos joseenses que ajudam a engrandecer o nome da cidade.

 

 

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos