Nascimento seguro: nova UTI neonatal do Hospital Municipal garante cuidados para a mãe e o bebê

Nascimento seguro: nova UTI neonatal do Hospital Municipal garante cuidados para a mãe e o bebê

Compartilhe nas redes

Uma UTI neonatal com todos os requisitos necessários para o melhor atendimento da mãe e da criança. Esse é o resultado do novo espaço do Hospital Municipal, inaugurado nesta segunda-feira (30).

O ambiente amplo conta com mais nove vagas para recém-nascidos que necessitem de cuidados intensivos nos primeiros dias de vida, totalizando 14 vagas de UTI e 19 de cuidados semi-intensivos.

A vereadora Amélia Naomi, que esteve presente na cerimônia de inauguração, salientou a importância da atenção especial com a grávida para o desenvolvimento da criança que está por vir. “O nascimento de uma nova vida depende do cuidado dado à mãe na hora do parto. Um atendimento humanizado é essencial, e esse novo espaço da UTI neonatal vai possibilitar e priorizar isso”, disse.

Seguindo as estratégias do Ministério da Saúde, por meio do programa Rede Cegonha, o Hospital Municipal de São José dos Campos visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

“Essa ampliação faz parte da visão da administração municipal em colocar o hospital estruturalmente em dia, para garantir melhores condições tanto para as gestantes quanto para as crianças”, explica Carlos Maganha, diretor do HM.

Além da nova UTI, os médicos do HM também ganharam uma nova sala de descanso, mais confortável e maior. “Essa preocupação com o profissional é um dos nossos maiores objetivos na Secretaria de Saúde. É uma questão de respeito”, disse o secretário Municipal de Saúde, Paulo Roitberg.

Com informações de: Prefeitura Municipal