Lançamento do livro Marcha das Margaridas conta com a presença da SPM

Lançamento do livro Marcha das Margaridas conta com a presença da SPM

Compartilhe nas redes

Para marcar os 15 anos da primeira Marcha das Margaridas foi lançado, nesta quarta-feira (29/08), no Centro de Estudos Sindical da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em Brasília, o livro fotográfico Marcha das Margaridas,  de Cláudia Ferreira. O evento contou com a participação da ministra interina da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Aparecida Gonçalves.

Contag - Aparecida Gonçalves fala no lançamento do livro fotográfico Marcha das MargaridasDurante a solenidade foi destacado o papel da Marcha para o movimento das trabalhadoras rurais brasileiras. A 5ª edição acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. Aparecida Gonçalves afirmou que a ação que reunirá milhares de mulheres rurais tem o apoio da SPM. “As marchas ajudaram a mudar o país. As margaridas entram nos ministérios, negociam as pautas e alcançam resultados. A SPM tem contribuido para o sucesso da marcha, visando a consolidação de políticas públicas que favoreçam as mulheres do campo, da floresta e das águas”, afirmou Aparecida Gonçalves.

O primeiro volume do livro foi entregue à assessora especial da Ministra, Raimunda Mascena, ex-trabalhadora rural e que muito contribuiu para o movimento, segundo destacou a secretária das Mulheres da Contag, Alessandra Lunas. A autora do livro, Cláudia Ferreira, destacou que a publicação é uma forma “de devolver para as margaridas o trabalho realizado”. Além da tiragem impressa, o livro será disponibilizado no portal da Contag e em forma de “e-book”, pela Amazon e Livraria Cultura.

Participaram da cerimônia de lançamento a ex-ministra da SPM e diretora da Fundação Ford no Brasil, Nilcéa Freire, a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, o chefe de gabinete da SPM, Bruno Monteiro, a vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores, Carmen Foro, entre  outras autoridades e representantes de movimentos de mulheres.

 

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR