Jardim Aquarius terá nova saída para Anel Viário e Via Oeste

Jardim Aquarius terá nova saída para Anel Viário e Via Oeste

Compartilhe nas redes

Em mais uma ação que visa melhorar o trânsito e a mobilidade urbana em São José, a administração Carlinhos Almeida iniciou as obras que vão garantir a interligação do Jardim Aquarius à Via Oeste e ao Anel Viário. Os trabalhos beneficiarão os cerca de 12 mil moradores do bairro, que passam a contar com mais uma alternativa de saída da região. Atualmente, a comunidade do Aquarius tem como opção a Avenida Cassiano Ricardo.

Aquarius nova via

A primeira fase dessa ligação está sendo implantada com o prolongamento da Rua Armando de Oliveira Cobra até a Avenida Florestan Fernandes. Serão 120 metros de extensão, com calçada, e que se iniciará após a rotatória, paralela à Rua Rodrigues Reis Tuy, que permite o acesso ao bairro a partir da Avenida Jorge Zarur. Estão sendo investidos cerca de R$ 295 mil nos trabalhos, que devem ser concluídos em 45 dias.

“Viabilizar uma alternativa que permita o deslocamento aos moradores do Jardim Aquarius sem passar pela rotatória do Colinas é um importante passo para garantir a mobilidade em uma região já bastante adensada. A Prefeitura está fazendo uma obra simples, mas que terá grande impacto para a população. Melhorando as questões de mobilidade também melhora a qualidade de vida dos moradores do bairro”, afirmou o secretário de Transportes Luiz Marcelo Santos.

Para garantir a segurança de quem já está trafegando pela Florestan Fernandes e daqueles que estarão acessando o anel viário pela nova via, a sinalização será reforçada com canalização específica para separar os fluxos.

Ainda neste semestre deve ser iniciada a segunda fase dessa obra com a pavimentação da Rua João Batista Ortiz Monteiro, que fica ao lado do seminário diocesano. Serão 600 metros de via com calçada e ciclovia que farão a ligação da Via Oeste com a Avenida Cassiano Ricardo.

Melhorias

Desde 2013 a administração Carlinhos trabalha em alternativas para o trânsito na região oeste da cidade. A Rua Armando de Oliveira Cobra foi duplicada, facilitando os deslocamentos na região e agora ganha um prolongamento até a Florestan Fernandes.

Foram garantidos recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para a pavimentação dos 1.100 metros de extensão da Rua João Batista Ortiz Monteiro, que vai contar com duas pistas, calçada e ciclovia. O asfaltamento da via vai permitir a ligação da Avenida Cassiano Ricardo com a Via Oeste.

Na região do Colinas, a pista entre a Avenida São João e a Rua Ana Maria Nardo foi ampliada nos dois sentidos.

A Avenida Lineu de Moura, no Urbanova, também terá um trecho ampliado. Os trabalhos estão em andamento.

Além das novas vias e ampliações, foram realizados investimentos em sinalização de trânsito, com instalação de semáforos e novas faixas de travessia, foram implantadas novas faixas de ciclovias e ciclofaixas no Jardim Alvorada e Urbanova, permitindo a ligação com a ciclovia da Via Oeste e com a região central e operações de trânsito para otimizar o fluxo de veículos na região do Urbanova e do Colinas.

 

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos