Fundação Cultural Cassiano Ricardo inicia série de atividades de Natal

Fundação Cultural Cassiano Ricardo inicia série de atividades de Natal

Compartilhe nas redes

Para comemorar a chegada do Natal, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) programou uma série de atividades com entrada franca. O início será nesta quinta-feira (5), às 14h, com uma oficina de confecção de presépio, promovida pela Casa de Cultura Rancho do Tropeiro e que será realizada na Casa de Repouso Vó Laura.
Neste dia, os idosos vão ter um momento de troca de experiências com gerações mais novas, por meio da montagem dos elementos natalinos, além de ações culturais e espirituais a fim de elevar a autoestima e valorização à vida.
No domingo (8), o Museu do Folclore fará a abertura do presépio produzido pelo artista Antonio Silvio de Magalhães, com a apresentação dos grupos Folia de Reis Estrela Guia (Vila Corintinha), Folia de Reis Esplendor do Oriente (Jardim Satélite) e Companhia dos Três Reis Estrela do Oriente (Vila Terezinha).
Também está programada no dia 10, às 18h, a apresentação do Auto de Natal, desenvolvido nas oficinas de teatro infantil da Casa de Cultura Eugênia da Silva, sob orientação do monitor André Ravasco. Com texto de Maria Clara Machado, os alunos vão fazer a encenação do presépio vivo, trazendo a memória de dona Eugênia da Silva, que montava o presépio de barro todos os anos no bairro Novo Horizonte.
No espetáculo, será apresentada a personagem “gambá”, presente apenas nos presépios do Vale do Paraíba e que simboliza a generosidade. Durante a peça, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a lenda que trouxe este personagem para os presépios valeparaibanos.
O Projeto Piraquara apresentará duas sessões do espetáculo “Marombo – O Rei da Folia”, nos dias 11 e 12, às 20h. A peça traz, por meio de músicas e projeções, como os soldados do Rei Herodes, designados para matar o Menino Jesus, se converteram e passaram a protegê-lo.
Desde novembro, o Projeto Piraquara está realizando vivências e rodas de conversa sobre o Ciclo Natalino em que os participantes fazem figuras em barro. Os próximos encontros serão nesta terça (3) e sexta-feira (6), das 18h às 21h, e nos dias 10 e 12, das 14h às 17h, na sede do projeto (Avenida Olivo Gomes 100), no Parque da Cidade.
Para participar, é necessário agendamento prévio pelo telefone 3947-7357, de terça a quinta-feira, das 14h às 17h. A inscrição também pode ser feita pelo e-mail produção.piraquara@gmail.com.
“O objetivo é fazer um Natal pelo viés da cultura, tirando o foco do consumismo típico desta época e valorizando o imaginário das construções de presépios, das folias de Reis e das tradições do Vale do Paraíba”, afirmou Jacqueline Baumgratz, assessora de Relações Institucionais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

noell

Clássicos. Para quem gosta de música clássica, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos vai se unir ao Coro Jovem para apresentar uma obra prima da música erudita, a Nona Sinfonia de Beethoven. Um dos trechos do espetáculo será  “Ode à Alegria”, que traz uma mensagem universal de celebração e confraternização. As apresentações serão no Parque Vicentina Aranha, no dia 15, às 10h, e no Teatro Municipal, dia 18, às 20h.
A Cia. Jovem de Dança vai fazer duas apresentações do balé “O Quebra Nozes”, nos dias 15 e 16, às 20h, no Teatro Municipal. A obra de Tchaikovsky conta a história da menina Clara, que se encantou por um quebra nozes com aparência humana e que tinha as pernas e cabeça de tamanho desmedido. A menina, então, pede-o de presente de Natal.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (5)
14h Casa de Repouso Vó Laura (Rua Anibal Molina 43 – Eugênio de Melo)
Oficina de confecção de presépio

Quarta (3) e sexta-feira (6)
18h Projeto Piraquara (Avenida Olivo Gomes 100 – Parque da Cidade)
Vivências sobre Ciclo Natalino (figuras em barro)

Domingo (8)
14h
Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes 100 – Santana)
Abertura do presépio e Folia de Reis

Dias 10 e 12
14h
Projeto Piraquara (Avenida Olivo Gomes 100 – Parque da Cidade)
Vivências sobre Ciclo Natalino (figuras em barro)

Domingo (8)
14h
Museu do Folclore (Avenida Olivo Gomes 100 – Santana)
Abertura do presépio e Folia de Reis

Dia 10
18h
Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros 110 – Novo Horizonte)
Auto de Natal

Dias 11 e 12
20h Centro Cultural Clemente Gomes (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana)
Espetáculo “Marombo – O Rei da Folia”

Dia 15
10h
Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes 302 – Vila Adyana)
Orquestra Sinfônica e Coro Jovem Sinfônico
9ª Sinfonia de Beethoven

Dias 15 e 16
20h
Teatro Municipal (Rua Rubião Junior 84 – 3º piso – do Shopping Centro)
Cia. Jovem de Dança
Ballet  “Quebra-nozes”

Dia 18
20h
Teatro Municipal (Rua Rubião Junior, 84 – 3º piso – do Shopping Centro)
Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Coro Jovem Sinfônico

 

Fonte: Fundação Cultural Cassiano Ricardo/Assessoria de Planejamento de Comunicação