Escolas do Pq. Santos Dumont abrem mais 310 vagas de ensino infantil em 2014

Compartilhe nas redes

O complexo educacional localizado no Parque Santos Dumont, na região central da cidade vai ganhar 310 novas vagas para alunos entre dois a cinco anos de idade, do Berçário III ao Infantil III, em período parcial.

A abertura de novas vagas foi possível por meio de uma reorganização interna entre as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) Cassiano Ricardo e Professora Zenaide Vilalva de Araújo. Uma escola fica a aproximadamente 30 metros de distância da outra.

Com a reestruturação, a EMEI Zenaide Araújo atenderá as crianças menores, do Berçário III (dois anos de idade) ao Infantil II (quatro anos). Já a Cassiano Ricardo, atenderá crianças de 3 a 5 anos (Infantil I ao Infantil III). Ambas funcionarão em período parcial, de cinco horas diárias.

A iniciativa foi comemorada por diversos pais que sonhavam obter vaga para seus filhos em uma das escolas do Parque. É o caso do representante de vendas Norton Garrido, pai do Tiago, que está inscrito para iniciar o Berçário III no ano que vem.

“Hoje, estamos pagando para uma pessoa olhar nosso filho, e essa iniciativa da Prefeitura para o ano que vem está sendo uma grande oportunidade, pois se não fosse isso provavelmente ficaríamos ainda por anos aguardando uma vaga nas escolas do Parque”, disse.

Para a chefe da Educação Infantil, Márcia Toledo, a medida é um importante passo para atender à demanda da rede, bem como possibilitar a melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido nas duas unidades. “As equipes das escolas poderão desenvolver um trabalho mais específico, de acordo com cada faixa etária”, disse.

Para a vereadora Amélia Naomi investir na criação de vagas nas escolas da cidade, principalmente na educação infantil mostra o comprometimento do governo do Prefeito Carlinhos com as crianças e com as famílias.

“O Secretário Célio Chaves e a sua equipe estão mostrando que com responsabilidade e olhar social é possível fazer uma gestão humana e eficiente na educação. Parabéns ao Prefeito Carlinhos por colocar a Educação entre as prioridades do seu governo”, disse a vereadora.

Comunidade participação da solução

O processo de reestruturação do complexo educacional do Parque Santos Dumont foi discutido, durante várias reuniões entre representantes da Secretaria de Educação e pais e responsáveis por alunos matriculados, bem como aqueles que aguardavam uma oportunidade por vagas nas duas unidades.

De acordo com a chefe da divisão da Educação Infantil, a decisão levou em consideração o interesse da comunidade, chegando-se a um consenso entre a Secretaria e os participantes das reuniões.

Assim, a reestruturação será gradativa, tendo início em 2014, quando apenas a EMEI Zenaide abrirá vagas para Berçário III e somente os alunos que hoje freqüentam o Infantil II serão transferidos para a EMEI Cassiano Ricardo – onde irão frequentar o Infantil III no próximo ano.

Reduzindo a fila de espera

As mudanças no complexo educacional do Parque Santos Dumont fazem parte do processo de reestruturação da rede iniciado no início deste ano nas unidades infantis. “Essa reestruturação já permitiu a abertura de mais de 3.000 vagas em escolas de Educação Infantil”, disse Márcia Toledo.

Segundo ela, a medida visa principalmente ampliar o atendimento em período parcial para crianças a partir de dois anos. Até o ano passado, o ingresso nas escolas infantis era permitido apenas a partir dos três anos de idade.

“Até 2012, a única opção para as crianças menores de três anos era frequentar a creche em período integral. Como não havia vagas para todo mundo, formou-se uma longa fila de espera por vagas na rede, que estamos trabalhando para reduzir rapidamente”, disse.

fonte: Secretaria de Educação