Encontro capacita Agentes Educadores e Auxiliares da rede de educação

Encontro capacita Agentes Educadores e Auxiliares da rede de educação

Compartilhe nas redes

Fotos atividades Creche Prefeitura A administração Carlinhos Almeida tem trabalhado para melhorar a qualidade do ensino em São José dos Campos. Além de criar mais de 5 mil vagas em creches e no ensino fundamental, construir e reformar escolas municipais e até estaduais, implantar a Escola Interativa e distribuir material escolar para os alunos da rede municipal, a gestão petista também investe no professores.

A Prefeitura iniciou na última segunda-feira (13/7) o “4º Encontro de Formação de Agentes Educadores e Auxiliares de Desenvolvimento Infantil”. O evento é uma oportunidade de capacitação para 220 profissionais que atuam nas creches municipais.

Professor3Na abertura, no Centro de Formação do Educador (CEFE), em Santana, região norte, a professora doutora Luciene Tognetta, que é escritora e pedagoga, ministrou a palestra “Convivência Ética na Educação Infantil”. A cerimônia foi iniciada com uma bela apresentação do Clube do Choro Pixinguinha, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que empolgou o público presente.

O evento segue no mesmo local até o próximo dia 24, das 8h às 12h, com o objetivo de promover a interação e a vivência dos educadores em oficinas, as quais possibilitarão a ampliação das propostas educativas realizadas nas escolas da rede. Serão quatro oficinas: Relacionamento entre escola e família; Dramatização; Musicalização através da voz e Pequenos cientistas.

Segundo a chefe da divisão de Educação Infantil, Márcia Toledo, além de auxiliarem os professores, esses profissionais assumem a dimensão lúdica e recreativa dentro das creches. “Os módulos de formação garantem o enriquecimento da prática educativa, aprimorando a atuação dos profissionais da educação no cotidiano escolar”, afirmou.

O diferencial desse encontro, acrescentou ela, são as experiências que podem e devem ser realizadas com as crianças dessa faixa etária, que serão apresentadas através da oficina Pequenos cientistas.

Amor pela profissão

Dedicar uma parte do dia para o aprimoramento não é problema para os agentes educadores e auxiliares de desenvolvimento infantil que participam do encontro, assim como para a equipe da Coordenadoria Infantil da Secretaria Municipal de Educação que ministra a formação.

Professor2O agente educador Rosaldivo de Castro Pereira, há dois anos na rede municipal, ressalta a importância da profissão. “Nós damos estrutura, facilitando nos cuidados com a criança, para que o professor possa dar aula. E as oficinas e brincadeiras vão trazer sempre lembranças muito boas tanto para os alunos, quanto para nós agentes educadores”, disse.

Para a auxiliar de desenvolvimento infantil Maria Dalva dos Santos, há 22 anos na rede, o tempo de convivência acaba fortalecendo o vínculo com as crianças. “Presenciamos todo o convívio da criança no ambiente da creche, tanto no período pedagógico como o lúdico”.

“O auxiliar de desenvolvimento infantil prepara uma base importantíssima para formação da personalidade da criança e o meu maior incentivo é saber que eu vou fazer diferença na vida dessas crianças”, enfatizou.

 

 

 

Fonte: São José Melhor