Políticas públicas efetivas colocam São José em destaque pelo TCE

Políticas públicas efetivas colocam São José em destaque pelo TCE

Compartilhe nas redes

 O levantamento feito pelo Tribunal de Contas mostra que a área com melhor nota da Prefeitura de São José foi a de Educação, com classificação A – gestão altamente efetiva.

Um levantamento do Tribunal de Contas do Estado colocou a administração Carlinhos Almeida como destaque em gestão de investimentos e políticas públicas. A cidade teve nota geral B+ no ranking, que classifica a gestão Carlinhos como “muito efetiva”. A nota é a melhor da Região Metropolitana do Vale do Paraíba entre as cidades de grande porte, que contam com mais de 200 mil habitantes.

O índice B+ também está acima da média estadual, que ficou em B. Nenhum município do estado atingiu média A. O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) é composto por sete índices setoriais: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação. A área com melhor nota da Prefeitura de São José foi a de Educação, com classificação A (gestão altamente efetiva).

O estudo leva em conta dados levantados pelo Tribunal de Contas em 2014. O prefeito Carlinhos Almeida participou da cerimônia de divulgação do índice, em São Paulo. Para o prefeito, o resultado obtido por São José é reflexo do trabalho desenvolvido pelos servidores da Prefeitura, que colaboram diariamente para aprimorar a gestão dos recursos públicos do município.

“Com a ajuda dos nossos servidores, ampliamos a transparência e reduzimos gastos, garantindo a qualidade dos serviços aos munícipes. Ao melhorar a gestão, conseguimos ampliar a rede de serviços públicos em toda a cidade, levando qualidade de vida e investimento para quem mais precisa”, explicou Carlinhos.

Segundo o prefeito, o levantamento do TCE irá colaborar para que a Prefeitura avance na gestão dos recursos do município. “Vamos analisar com profundidade esse amplo estudo feito pelo Tribunal de Contas. Ele irá nos indicar novas ações para ampliarmos a efetividade da gestão do município”, afirmou.

Índice

SJCO Índice de Efetividade da Gestão Municipal é um indicador do TCE que busca avaliar as políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores das 644 prefeituras paulistas.

Inédito no âmbito das Cortes de Contas do Brasil, o índice tem como objetivo verificar se os objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva, oferecendo elementos para auxiliar a ação fiscalizatória do TCE.

O levantamento foi realizado nas 644 prefeituras paulistas. O trabalho gerou o 1º Anuário e Relatório de Desempenho Municipal, que contém as análises consolidadas dos resultados de cada cidade.

Os resultados também estão disponíveis no site do TCE. O Tribunal também irá disponibilizar um aplicativo para tablets e celulares, por onde também será possível acessar as informações do IEGM.

Os dados para composição do IEGM foram colhidos a partir do dia 5 de janeiro de 2015. A veracidade das informações foi checada a partir do dia 1º de março pelas equipes das Diretorias de Fiscalização do TCE.

i-Educ i-Saúde i-Planejamento i-Fiscal i-Amb i-Cidade i-Gov TI Média Geral
IEGM Geral SP B+ B+ C+ B B C+ C+ B
IEGM São José A B+ C+ B B B+ B B+

Saiba mais

Notas Classificação
A Altamente efetiva
B+ Muito efetiva
B Efetiva
C+ Em fase de adequação
C Baixo nível de adequação

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos