Biografia por anos
Criou o projeto de lei (199/2020)
Amélia criou o projeto de lei (199/2020) que prioriza a matrícula em período integral de creche às mães trabalhadoras.
Em defesa dos trabalhadores, Amélia lutou contra a venda da Embraer.
Amélia e Wagner lutaram para que a prefeitura fizesse testes de Covid-19 para os profissionais da saúde e educação.
Criação do projeto de lei (246/2020)
Amélia Naomi criou projeto de lei (246/2020) para implantar em São José uma política pública a prática de compostagem de resíduos orgânicos domésticos.
Apresentação projeto de lei (213/2020)
Amélia apresentou o projeto de lei (213/2020) que permite aos artistas de rua/músicos de São José se apresentarem, sem sofrerem perseguição, no calçadão e em qualquer via sem veículo, como as feiras.
Amélia lutou CONTRA a aprovação da pior Reforma da Previdência do Brasil aos servidores de SJC, que confiscou 14% dos salários dos aposentados e pensionistas.
Criou o projeto de lei (421/2019)
Amélia criou o projeto de lei (421/2019) para implantar a campanha anual pela eliminação da violência contra às mulheres em SJC.
Amélia criou um projeto de lei para estabelecer uma política de fiscalização da presença de agrotóxicos nos alimentos e nas águas de SJC.
Amélia lutou junto com o movimento de mulheres no Outubro Rosa, conseguiu mais de 40 mil exames de ultrassom e mamografia
Amélia foi a autora do pedido que criou na Câmara Municipal a Frente Parlamentar para enfrentar o assédio sexual nos ônibus de SJC.
Em defesa da população e dos trabalhadores, Amélia denunciou as irregularidades na coleta de lixo!
Em defesa do meio ambiente, Amélia lutou contra o corte de árvores na Avenida Astronautas.
Aprovou na Conferência da Saúde, em 2019, a construção da segunda fase do Hospital da Mulher.
Em defesa das mães trabalhadoras, Amélia lutou na Conferência da Educação por vagas de creche em tempo integral.
Criou projeto de lei (89/2018)
Amélia é autoria do projeto de lei (89/2018) de prevenção da violência doméstica com a estratégia de saúde da família.
Criou o projeto de lei (298/2018)
Amélia é autora do projeto de lei (298/2018) para permitir às mães de amamentarem seus filhos em horário de creche.
INSTALAÇÃO DE REDE DE ÁGUA NO BAIRRO SANTA CECÍLIA II
No mês de Julho os moradores do Santa Cecília II tiveram uma grande vitória com a instalação da rede de água, um pedido dos moradores que teve o apoio da vereadora Amélia. Também foi feita visita ao parque Alberto Simões. Lançamento do livro sobre a Comissão da Verdade – 50 anos da Ditadura, instituída pela vereadora. Realiza vistoria no viaduto Kanebo.
DUPLICAÇÃO DO VIADUTO KANEBO E NOVAS ESCOLAS INTERATIVAS
Em Junho Amélia realiza, junto com moradores, ato em defesa da UPA Novo Horizonte. Ela visita as Obras do Parque Ribeirão Vermelho e as obras de redimensionamento da rede de esgoto na rua Estrela Dalva. Participa da inauguração da duplicação do Viaduto Kanebo, uma grande melhoria para o trânsito e a mobilidade da cidade. Amélia visita as Obras da Creche no Monterrey e como presidenta da Comissão de Direitos Humanos, participa da Audiência Pública sobre o Sistema Carcerário (juntamente com a AFAPE). Apoio na regularização do bairro Santa Maria (zona leste). E no mesmo mês acontece a instalação da Escola Interativa na EMEF Martha Abib e EMEF Possidônio Salles.
REUNIÃO COM FAMÍLIAS DA AFAPE E ATO EM DEFESA DAS MULHERES
Em maio acontece o evento em comemoração ao Dia do Trabalhador e macarronada no bairro Novo Horizonte. Acontece também a Homenagem às Trabalhadoras Domésticas no Sindicato dos Aposentados. Visita e fiscalização ao início das obras de pavimentação na Vila Matilde e Ebenezer. Participa de reunião, como presidenta da Comissão de Direitos Humanos, com famílias da AFAPE sobre melhorias no atendimento do CDP e aplicação de Antipoeira na rua do presídio. Fiscalização às obras de contenção no córrego Senhorinha. Início da Comissão Especial de Inquérito dos Mamulengos. Mudança de local da Feira do Satélite. Inauguração da academia ao ar livre e quadra no Residencial Juritis. Realização de ato Contra a Cultura do Estupro na Audiência Pública do Orçamento do Estado de SP.
ENTREGA DE INFORMATIVOS DO DIA DA TRABALHADORA DOMÉSTICA
Em abril a vereadora participa do evento Prefeitura no Bairro em São Francisco Xavier. Acontece também a votação do Sistema Municipal de Cultura. Amélia apoia o início das obras de pavimentação na Zona Leste e participa de reunião com moradores do Santa Hermínia. Em comemoração ao dia da trabalhadora doméstica acontece a entrega de informativos sobre direitos e valorização dessas profissionais.
REUNIÃO COM IDOSOS E PROJETO DA 2ª FASE DO HOSPITAL DA MULHER
Em março Amélia participa de reunião com idosos na câmara, ouvindo suas sugestões, ideias e dúvidas. Participa também da entrega de livros para os estudantes de Japonês no Estevam Ferri, e faz a apresentação do projeto de 2ª fase do Hospital da Mulher
INÍCIO DAS OBRAS DA CRECHE NO BAIRRO MONTERREY
Em fevereiro Amélia fiscaliza o inicio das obras na creche no bairro Monterrey. Participa de reunião com moradores do sertãozinho sobre pedido de Academia Ao Ar Livre. Apoiou e encaminhou o pedido obras do Antipoeira no Vila Araújo ao prefeito Carlinhos, que atendeu o pedido. Também apoiou as obras de revitalização da Praça Katia.
RENOVAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS E SORTEIOS MINHA CASA MINHA VIDA
Em janeiro a vereadora participa da conquista que foi a renovação da nova frota de ônibus em São José dos Campos, iniciando o ano com 18 novos veículos. Amélia participa também de reunião com moradores do Portal do Céu e Santa Rita sobre melhorias no bairro, na ocasião foi anunciada a instalação da rede de esgoto, drenagem, guias e sarjetas em toda a extensão dos corredores de ônibus dos bairros. No mesmo mês foi anunciada a realização da ciclovia na Avenida Salinas e recuperação da pista de caminhada. Foi realizado também o sorteio de moradias do Minha Casa Minha Vida e votação para doação de terreno ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer. Amélia também visitou e fiscalizou o Ambulatório da Mulher.
COMISSÃO DA VERDADE
Em outubro, com o objetivo de levantar os casos de abuso dos direitos humanos cometidos durante a ditadura militar (1964-1985), também por iniciativa da vereadora foi instalada a Comissão da Verdade Professor Michal Gartenkraut, que recebe o nome do ex-reitor do ITA, que foi exonerado, por sua coragem em diplomar alunos expulsos pelo regime militar.
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
NA LUTA COM OS JOSEENSES
Na discussão da nova Lei de Zoneamento se colocou em defesa dos moradores. Além disso, trabalhou pela regularização de loteamentos e pela implantação de uma política habitacional popular. Lutou também pela qualidade de vida da população, em razão do governo Cury tentar ressuscitar a extração de areia, prática que ameaça o Rio Paraíba.
REELEIÇÃO
Amélia é reeleita vereadora.
SEGUNDO MANDATO
Em novembro é reeleita vereadora. O PT também elege Angela Guadagnin como prefeita de São José.
REELEIÇÃO PARA DIRETORIA DO SINDICATO
Em abril é reeleita diretora do Sindicato dos Metalúrgicos.
POSSE NA CÂMARA
No dia 1º de janeiro toma posse na Câmara Municipal e participa, com destaque, da elaboração da Lei Orgânica do Município de São José dos Campos.
AMÉLIA DIRETORA DO SINDICATO
No dia 1º de abril, Amélia é empossada como diretora do Sindicato dos Metalúrgicos, uma das primeiras diretoras mulheres. Em agosto desse ano Amélia é demitida, com mais 119 trabalhadores, da empresa National do Brasil. No mesmo ano participa do congresso de fundação da CUT – Regional Vale do Paraíba, no Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e participa das atividades do comitê de defesa das Diretas-Já.