Comunidade do Jardim Jussara comemora nova escola infantil

Comunidade do Jardim Jussara comemora nova escola infantil

Compartilhe nas redes

DSC_3623 O sábado (23) foi especial para a comunidade do Jardim Jussara, região central de São José dos Campos, que comemorou a inauguração do Instituto Materno-Infantil Professora Helena Ferreira.

A nova escola de Educação Infantil, uma antiga reivindicação da população, tem capacidade para atender até 325 alunos em período integral, de 0 a 5 anos de idade. Construída numa área total de 4.692 metros quadrados, a unidade tem 14 salas de aula, seis solários, playground e salas de Leitura e Artes.

A professora Helena Ferreira, que dá nome à escola, lecionou na cidade por mais de 30 anos, trabalhando por longo tempo na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Ronconi – hoje municipalizada. Ela faleceu em 2010, aos 58 anos de idade.

DSC_3824O prefeito e o secretário municipal de Educação ressaltaram o compromisso desta administração em prol de uma educação pública de qualidade, como a implantação dos programas ‘Escola Interativa’ e ‘Todos para a creche – Creche para todos’, assim como os benefícios voltados para os professores.

Motivos para comemoração também não faltaram para muitas mães que já matricularam os filhos na nova unidade, como a auxiliar de serviços gerais Jucilene Silva, que tem dois filhos, um de 6 anos e o outro de 1 ano e dois meses. A família mora na rua da escola.

“Meu marido é pedreiro e, com os dois trabalhando fora, o meu filho menor tinha que ficar com uma sobrinha de 15 anos. Agora, com ele aqui na escolinha, vai ser bem melhor para todos. Foi uma bênção”, disse a mãe.

Programa Todos para a creche – Creche para todos

DSC_3914A Prefeitura de São José dos Campos completou, em abril passado, dois anos do “Todos para a creche – creche para todos”, com resultados que demonstram os avanços proporcionados pelo programa.

Foram abertas cerca de cinco mil novas vagas na Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 5 anos, beneficiando famílias que há anos aguardavam na fila de espera.

O programa foi lançado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, bem como da infraestrutura do atendimento, de todas as escolas de Educação Infantil da rede municipal de administração direta e conveniada.

O nome do programa foi dado em função do quadro verificado no início desta administração (janeiro de 2013): uma demanda de cerca de 7.500 crianças à espera de vagas nas unidades de Educação Infantil da rede.

Trata-se de um programa contínuo, que vem sendo aprimorado conforme a necessidades dos mais de 25,6 mil alunos hoje matriculados nas 102 unidades da rede direta e conveniada e de toda a comunidade escolar.

Na ocasião do lançamento do programa, foram traçados cinco principais metas: reestruturação da rede, ampliação dos convênios com entidades, construção de novas unidades escolares de Educação Infantil e parceria com a rede privada de ensino para lançamento do programa municipal “Pró-Mãe Trabalhadora”.

Outra meta lançada foi a ampliação de vagas para alunos de 4 a 5 anos, antecipando a lei federal que determina a universalização de Pré-Escola para 2016.

Algumas propostas planejadas no início deram lugar a outras mais urgentes, sempre priorizando a principal proposta desta administração: possibilitar o acesso de todos a um ensino de qualidade. Todas as cinco metas seguem com sucesso em prol da Educação Infantil do município.