Campanha busca garantir saúde para população de rua

Campanha busca garantir saúde para população de rua

Compartilhe nas redes

Para vencer o preconceito da sociedade e dos profissionais de saúde e conscientizar a população em situação de rua dos seus direitos, foi lançada nesta quarta-feira (19) a campanha Políticas de Equidade. Para Tratar Bem de Todos. Saúde da População em Situação de Rua. O lançamento foi feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no dia que marca os 10 anos do assassinato de sete pessoas que dormiam na Praça da Sé, em São Paulo, numa ação violenta que deixou outros oito feridos.

Campanha Criança de Rua - FederalAtualmente, existem no País 50 mil adultos e 24 mil crianças e adolescentes vivendo na rua. Eles foram levados a essa situação pelo alcoolismo, drogas, desemprego e conflitos familiares. Os dados são da Pesquisa Nacional Sobre a População em Situação de Rua (2008), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A pesquisa revelou também que 18,4% dos entrevistados já foram impedidos de receber atendimento na rede de saúde.

Para Arthur Chioro , é preciso vencer o preconceito e disseminar na sociedade de que é um direito de todos e, entre os profissionais de saúde, a necessidade de tratar com dignidade a todos. “É uma luta por direitos, não só direito à saúde. Como vimos na campanha, somos diferentes, não podemos ser desiguais. É um direito da população de rua, é uma obrigação e um dever do estado”, lembrou Chioro.

A campanha foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda de Castro, destacou o fato da Saúde ter sido escolhida para abrir este caminho para a inclusão dessas pessoas e que se soma ao trabalho desenvolvido pelo MDS. “Quebrar estigmas, preconceitos, reconhecer as diversidades e trabalhar para a cultura da paz. É uma tarefa grandiosa, mas é de todos nós”, disse.

 

Leia mais sobre a campanha no Portal Brtasil (clique aqui).