Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 2 mil pessoas

Caminhada do Outubro Rosa reúne mais de 2 mil pessoas

Compartilhe nas redes

A Prefeitura de São José realizou cerca de 23 mil mamografias até o mês de agosto.  Todas as pacientes que precisam do exame são imediatamente agendadas e atendidas de forma rápida.

Além da conscientização da prevenção do câncer de mama, a população manifestou a solidariedade doando um quilo de alimento em troca da camiseta da caminhada, que resultou na arrecadação de 2 toneladas de alimentos que serão distribuídos às entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade e às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Para a vereadora Amélia Naomi, a campanha alerta a população sobre a necessidade da prevenção. “Estimular a cultura da prevenção é super importante, pois o diagnóstico precoce determina as chances de cura da doença, que é hoje a segunda maior causa de morte de mulheres no país. E em nossa cidade não há fila para mamografias. Então, basta que nos conscientizemos e façamos o exame.  Parabéns as mulheres, as famílias, homens de todas as idades que proporcionaram esse belíssimo evento¨.

ZUMBA e CAMINHADA

O dia de conscientização ainda teve uma animada aula de zumba com o professor Fábio Amaro e a tradicional caminhada que pintou de rosa um dos principais pontos turísticos da cidade, a orla do Banhado.

Segundo a organização cerca de 2 mil pessoas caminharam pelo percurso. A caminhada saiu da Avenida Nove de Julho, desceu a Borba Gato e subiu a Avenida Anchieta, um dos principais cartões postais da cidade. Depois, voltou pela Avenida São João, até o retorno ao Parque Vicentina Aranha.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=qt1cZQnv1ds[/youtube]

OUTUBRO ROSA

A caminhada Outubro Rosa foi realizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Esportes, Faculdade Anhanguera, Comatic, SPDM, Quaglia/Sabin e DDDrin. O evento contou com o patrocínio da Tomovale e Vale Sul Shopping.

A campanha Outubro Rosa segue até o final do mês e incentiva as mulheres com mais de 40 anos a fazerem a mamografia, que pode ser solicitada na UBS de sua referência.

SEM FILA

Em São José dos Campos não há demanda reprimida para esse exame. Todas as pacientes que precisam do exame são imediatamente agendadas e atendidas de forma rápida. Até agosto desse ano foram realizadas 23 mil mamografias no município (dados Secretaria de Saúde).

O câncer de mama é a segunda causa morte de mulheres no país, mas se descobre no início as chances de cura chegam a 100%.