Câmara Municipal ganha iluminação especial

Câmara Municipal ganha iluminação especial

Compartilhe nas redes

CÂMARA ROSA

Em alusão a campanha internacional Outubro Rosa, a Câmara Municipal está desde a noite de ontem (8), com todo o prédio rosa. A escolha dá cor faz parte de uma iniciativa que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além do prédio do Legislativo, o Paço Municipal e a Secretaria de Saúde também foram iluminados com a mesma cor. Além desta ação, as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade estão intensificando a abordagem e orientação das mulheres sobre o câncer de mama, com a captação de mulheres para a realização da mamografia.

As mulheres abordadas recebem material informativo sobre a doença, além de instruções de como fazer o auto-exame. Para aquelas, com mais de 40 anos, que não fizeram a mamografia no último ano, será solicitado o exame.

Corrida – O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos também preparou uma série de atividades, de 23 a 30 de setembro, no Vale Sul Shopping. Com o tema “Outubro Azul e Rosa – Preservando a Vida”, a campanha quer também alertar os homens para o problema do câncer de próstata.

Além de exposição e carreta da saúde com exames de mamografia, a programação reserva para o dia 27 uma corrida, que promete colorir as ruas do entorno do shopping.

História – O movimento surgiu em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Somente em 1997 entidades de outras cidades, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em diversos países.

iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo.

Confira no folder abaixo orientações sobre o auto-exame
folder auto-exame pmsjc