Aumento de 50% no atendimento de candidatos a emprego no PAT

Aumento de 50% no atendimento de candidatos a emprego no PAT

Compartilhe nas redes

Em seu primeiro dia de funcionamento no ano, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José dos Campos registrou um aumento de 50% na quantidade de pessoas em busca de emprego.

Somente nesta segunda-feira (5), foram realizados no PAT cerca de 450 atendimentos. Normalmente, a procura diária fica em torno de 300 candidatos.

De acordo com os técnicos do PAT, o aumento da procura é resultado da expectativa típica do início do ano, quando muitas pessoas planejam começar uma nova etapa profissional e intensificam a busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Nesta segunda-feira, a maior parte das vagas disponíveis do PAT eram para o setor de serviços. No total, foram ofertadas 135 vagas para o comércio e setores de prestação de serviço.

Para na área industrial, a previsão é de que a oferta de vagas seja retomada em algumas semanas, período em que as indústrias costumam colocar em prática seus projetos e o planejamento para contratação de pessoal.

Capacitação

Os técnicos do PAT também alertam que, sem a devida capacitação, os candidatos tem reduzidas suas possibilidades de conquistar uma vaga de emprego. Por isso, é necessário o aprimoramento por meio de cursos profissionalizantes e participação em palestras técnicas.

A Prefeitura oferece cursos regulares gratuitos, sob a coordenação da Secretaria de Relações do Trabalho, em parceria com instituições como Senai e Senac, entre outras.

Também são promovidas palestras sobre “Como organizar sua carreira”, ou “Como Preparar um Currículo”, como parte do Programa Qualifica São José. O calendário para os cursos e palestras para primeiro semestre deverá ser divulgado em breve.

Documentação

O candidato interessado em concorrer a uma das vagas deve comparecer ao PAT com o RG, CPF, Carteira de Trabalho (CTPS) e o número do PIS ativo ou o Cartão Cidadão. Se o perfil estiver de acordo com o exigido pela empresa, o candidato será encaminhado para o processo seletivo.

O PAT funciona na Casa do Trabalhador, na Praça Afonso Pena 175, no Centro. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Fonte: Prefeitura Municipal