Aplicativo permite saber os horários e trajetos de ônibus

Aplicativo permite saber os horários e trajetos de ônibus

Compartilhe nas redes

O prefeito Carlinhos Almeida assinou nessa quarta-feira (3) um acordo que vai permitir aos usuários do transporte coletivo da cidade o acesso às informações de horários e linhas de ônibus em cada ponto por meio do aparelho de telefone celular.

A parceria é para utilização do Moovit, aplicativo de navegação social, e foi firmada durante as oficinas do Plano de Mobilidade Urbana, que estão sendo realizadas pela Prefeitura nesta semana. A medida é uma iniciativa da administração municipal para melhorar as condições e incentivar a mobilidade e não representa ônus para o município nem para o cidadão.

Atualmente, os passageiros podem consultar a tabela horária do transporte público no site oficial do município e em um totem instalado no Terminal Central Urbano. Alguns pontos de parada de ônibus também trazem essas informações, mas ainda não era possível saber, por exemplo, quando os coletivos iriam passar pelo ponto e quais as linhas com parada naquele local.

Com o Moovit, os usuários terão acesso a todas essas informações por meio do aparelho de telefone celular. A partir do GPS de cada aparelho, pode-se traçar quais as melhores rotas, considerando as linhas e horários de cada ponto do percurso. Ao escolher um endereço, o aplicativo avisa, a cada deslocamento, quantos pontos faltam para chegar ao destino estabelecido.

A informação em tempo real, grande destaque desse sistema, estará disponível em até 60 dias para os joseenses. Esse é o prazo para que os dados de GPS de cada empresa de ônibus, fornecidos pela Prefeitura, sejam processados pelos desenvolvedores do aplicativo.

Nas pesquisas feitas até agora, o acesso on-line é apontado pelos próprios usuários como fundamental para a mobilidade, pois permite a atualização do trajeto realizado pelo coletivo, ponto a ponto, além de alertar no caso de ocorrer algum problema no trânsito ou falha mecânica nos veículos.

Com ele, os passageiros poderão planejar suas viagens e deslocamentos, utilizando melhor o seu tempo e diminuindo a espera nos pontos. O aplicativo facilita ainda a colaboração dos usuários para a melhoria do sistema, informando sobre o estado de limpeza do veículos, lotação dos ônibus e até a classificação do motorista.

Em muitas cidades, o Moovit conta com as informações fornecidas pelos usuários para montar sua base de dados. De acordo com o gerente de operações no Brasil, Pedro Palhares, em São José dos Campos o acesso dos usuários ao sistema foi agilizado devido ao acordo fechado com a Prefeitura.

A administração municipal forneceu aos desenvolvedores do aplicativo todas as informações de pontos de ônibus e das linhas. “Sempre que temos a parceria com o poder público fica melhor para o cidadão e para o poder concedente também”, afirmou.

Moovit

O Moovit está disponível nas plataformas Android, IOS (Iphones) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de cada sistema operacional.

Criado em 2011 em Israel, é financiando pelo fundo de investimentos Sequoia, o mesmo que investiu no aplicativo de mensagens Whatsapp.

Atualmente o aplicativo é utilizado em 42 países, mais de 400 cidades e em 32 idiomas. No Brasil, São José dos Campos é o 28º município a oferecer acesso aos dados do sistema.

 

Fonte: Prefeitura Municipal