Amélia participa do lançamento do Programa Cidade Saudável

Amélia participa do lançamento do Programa Cidade Saudável

Compartilhe nas redes

O Parque da Cidade serviu de cenário e marcou o início do programa Cidade Saudável em São José dos Campos. Foi um sucesso o evento de lançamento, ocorrido na manhã deste sábado (7) e promovido numa parceria entre a Prefeitura, outros órgãos públicos e inúmeras organizações da sociedade civil.

Nov15-07 Cidade Saudável (2)Provando que São José é referência em cuidado e carinho com as pessoas idosas, depois dos ritmos mais animados, praticantes de lian gong da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Campo dos Alemães apresentaram para a plateia o muito que a Prefeitura está fazendo nos postos de saúde para propiciar bem-estar aos pacientes. Com movimentos calmos e relaxantes, a técnica chinesa faz bem para a coluna e todo o corpo e tem conquistado adeptos em todas as regiões da cidade.

Entre dezenas de atrações e serviços, o público pôde aproveitar toda a programação com a família. Pessoas de todas as idades curtiram shows musicais, tiveram os primeiros contatos com as modalidades esportivas, receberam orientações de saúde ou simplesmente curtiram as belezas naturais do lugar.

Nas tendas da Saúde, era possível checar pressão e glicemia, além de conhecer um pouco das atividades preventivas oferecidas pelas unidades de saúde, como crocheterapia, aprender um pouco sobre a Shantala (tipo de massagem para bebês), saber mais sobre o programa Saúde da Família e até conhecer uma sessão de terapia comunitária, entre outras atrações.

Entre as diversas atividades, ciclistas percorreram as trilhas do parque, enquanto as crianças aprendiam os primeiros gestos do rugby com atletas da modalidade em dois minicampos montados especialmente para a ocasião. Aliás, os pequenos foram as grandes estrelas da festa e praticamente estavam presentes em todas as atividades.

O prefeito fez uma avaliação positiva do evento. “Percebe-se uma alegria muito grande. As pessoas estão engajadas por uma cidade mais saudável.”

Um dos grupos que chamou a atenção foi a Força Rosa, assessoria esportiva formada só por mulheres. Meninas e adultas fizeram exercícios de condicionamento e caminhadas para chamar a atenção da importância da atividade física feita com método para ganhar qualidade de vida e acabar com o sedentarismo.

Cidade Saudável

O programa Cidade Saudável é um conceito da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMS (Organização Mundial de Saúde), que prevê a valorização da saúde e do bem-estar físico, mental, social, ambiental e cultural da população. Participam diversos setores da sociedade, como empresas, entidades, clubes, sindicatos, associações de moradores, igrejas.

São José dos Campos se destaca entre as melhores cidades do Brasil, na 12ª colocação entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, segundo o anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, publicado pela revista Isto É, em parceria com a consultoria Austin Ratings.