Prefeitura anuncia ativação do Centro Cirúrgico do CCZ

Prefeitura anuncia ativação do Centro Cirúrgico do CCZ

Compartilhe nas redes

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou, na tarde desta quarta-feira (29), o início do funcionamento do Centro Cirúrgico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), durante cerimônia na sede do CCZ (Rua George Willians, 581), no Parque Industrial. Após a solenidade, os presentes puderam visitar as instalações do novo centro cirúrgico.

O prédio já havia sido entregue, mas ainda faltavam os equipamentos e contratação de veterinários para que o centro cirúrgico pudesse, efetivamente, funcionar. A atual administração equipou o local com monitor cardíaco, foco cirúrgico, aparelho hematológico e autoclave para esterilização dos instrumentais, entre outros. Também foram comprados móveis, materiais, medicamentos e insumos.

Além disso, a Prefeitura contratou dois veterinários efetivos, que haviam passado no último concurso, para integrar a equipe. Os dois serão os responsáveis pela realização das cirurgias.

O centro cirúrgico tem capacidade para fazer até 20 cirurgias por dia. O objetivo principal será o atendimento de castrações, tanto da demanda interna do CCZ, quanto dos animais inscritos nas feiras de adoção.

“O bem-estar animal sempre foi uma das prioridades do nosso governo. Mesmo sem o centro cirúrgico, iniciamos as castrações no ano passado, por meio de clínicas particulares credenciadas, e já ultrapassamos mil castrações realizadas. É um número que nos orgulha, mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. Tenho certeza que, com o início das atividades do nosso centro cirúrgico, logo dobraremos o número de castrações”, disse o prefeito.

Para o secretário de Saúde, esta é mais uma realização que atende a uma antiga reivindicação da população. “A demanda de castração de animais sempre foi muito grande. Hoje, temos uma política que prioriza a realização dessas cirurgias, que vai ser intensificada agora, com esse novo centro cirúrgico e dois veterinários contratados exclusivamente para esse trabalho”, disse.

Segundo a gerente do CCZ, a ativação do centro cirúrgico vem complementar o complexo do CCZ. “Este é mais um equipamento para nos ajudar a promover ações de controle populacional dos cães e gatos do município, que é muito importante. Estamos muito felizes”, disse.

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos