São José dos Campos vence prêmio de tecnologia na educação

São José dos Campos vence prêmio de tecnologia na educação

O programa Escola Interativa, da Prefeitura de São José dos Campos, conquistou o primeiro lugar no Prêmio ARede Educa 2016, referência na área de tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação. A Escola Interativa venceu na categoria Infraestrutura, superando os projetos “Laboratório de Redes de Computadores”, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e “Salas Multimídia”, da Prefeitura de Guarujá, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O prêmio ARede Educa é mantida pela BIT SOCIAL, organização social que tem como proposta difundir e estimular a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs).

Roseli Ferreira, coordenadora do programa, ressaltou a importância da conquista do prêmio. “O prêmio é reconhecimento de todo trabalho realizado dentro do programa e das ferramentas tecnológicas disponibilizadas em todas as escolas para uso dos alunos, professores e gestores da Rede Municipal.”

escola-interativa-1A premiação destacou alguns indicadores já obtidos pela Escola Interativa, como uma melhoria de 16% no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental nas avaliações nacionais e a redução na evasão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que caiu de 40% para 26%.
Também foi destacado investimento necessário para o programa atingir toda rede municipal de São José dos Campos, com aquisição de equipamentos e implantação de internet banda larga nas escolas. Outro ponto favorável foi a parceria com instituições, como Unifesp, Centro de Tecnologia Renato Archer e Fundação Lemann, que permitiu ao programa avançar rapidamente na produção de games e ensino da linguagem de programação.
“Esse reconhecimento é muito importante para confirmar a eficiência do projeto das Escolas Interativas em São José dos Campos, que funciona em 47 unidades de Ensino Fundamental e 78 de Educação Infantil, beneficiando 60 mil alunos e 4 mil professores”. Destacou a Vereadora Amélia.