Prefeitura realiza programação em homenagem às mulheres brasileiras

Prefeitura realiza programação em homenagem às mulheres brasileiras

Uma homenagem de São José dos Campos para quatro grandes brasileiras vai marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Os eventos, que serão nesta terça-feira (8), vão relembrar Cora Coralina, Eugênia Sereno, Nhá Chica e Zuzu Angel e integram a programação especial Março Mês da Mulher, da Prefeitura.

Na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (Rua Quinze de Novembro, 99 – Centro), às 19h, ocorrerá um encontro de mulheres com a escritora joseesne Rita Elisa Seda. Com o tema “Mulheres à frente do seu tempo, a conversa será sob o viés sócio, econômico, religioso e cultural de três mulheres brasileiras: Cora Coralina, Eugênia Sereno e Nhá Chica”.

Mulheres BrasileirasJá no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, s/n – Centro), também às 19h, será exibido o filme Zuzu Angel. O longa conta a história da estilista de moda brasileira Zuzu Angel, e sua história de vida, arte, sonho e sofrimento, durante a Ditadura Militar, em uma verdadeira batalha de diferenças ideológicas com seu filho Stuart.

Na Faculdade de Direito, da Universidade do Vale do Paraíba (Praça Cândido Dias Castejon, s/n – Centro), às 19h30, haverá uma mesa redonda: “Violência contra a mulher; novas e velhas faces”, na qual os participantes, principalmente os acadêmicos, poderão debater e discutir sobre o tema e aprender sobre as ferramentas já existentes para o enfrentamento à violência contra a mulher.

Ainda nesta terça-feira (8), às 15h, no Centro de Ressocialização Feminina, será exibido o filme “Chocolate”, sobre uma jovem mãe solteira e sua filha, que se mudam para uma cidade rural da França, onde abrem uma loja de chocolates e começam a transformar a vida das pessoas.

Toda a programação é gratuita e não há limites de idade para participar, inclusive os homens são convidados para os eventos. A programação cumpre com as diretrizes da Campanha Compromisso e Atitude – Lei Maria da Pena – A Lei é mais forte, adotada pela Prefeitura em 2013.

De acordo com dados do IBGE – 2010 estima-se que 48% da população de São José dos Campos seja formada por mulheres, ou seja, aproximadamente 323 mil pessoas.

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone 156 (ligação gratuita).

Cora Coralina 
Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, teve seu primeiro livro publicado quando já tinha quase 76 anos de idade. A mulher simples, doceira de profissão, mesmo tendo vivido longe dos grandes centros urbanos e alheia aos modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.
Eugênia Sereno
Professora e escritora enigmática, nasceu em São Bento do Sapucaí. Escreveu o romance O Pássaro da Escuridão, no qual mostra o complexo cotidiano de uma cidade do interior, retratando a alma do Brasil O livro teve quatro edições e, em cada uma delas, a autora fez alterações no texto, tornando a obra enigmática.
Nhá Chica
Nascida em Minas Gerais, conhecida como “a mãe dos pobres”, Francisca de Paula de Jesus, é uma leiga brasileira considerada santa pela Igreja Católica.
Zuzu Angel
Conhecida internacionalmente por seu trabalho inovador como estilista de moda, Zuzu Angel se tornou uma personagem notória do Brasil na época da Ditadura Militar, quando procurou pelo filho, um militante assassinado pelo governo militar e transformado em desaparecido político.

 

Programação:

Dia Internacional da Mulher – 8 de Março (terça-feira)

15h – Centro de Ressocialização Feminina de São José dos Campos (atividade interna)
Exibição do filme “Chocolate”
19h – Biblioteca Cassiano Ricardo
(Rua Quinze de Novembro, 99 – Centro)
Encontro “Mulheres à frente do seu tempo” – Com a escritora joseense Rita Elisa Seda
19h – Museu Municipal de São José dos Campos
(Praça Afonso Pena, s/n – Centro)
Exibição do filme “Zuzu Angel”
19h – Centro Dandara de Promotoras Legais
Rua Romeu Carnevalli, 86 – Centro
Encontro de Mulheres (Movimento de Mulheres de São José dos Campos)
19h30 – Faculdade de Direito – Universidade do Vale do Paraíba
(Praça Cândido Dias Castejon, s/n – Centro)
Mesa redonda “Violência contra a mulher; novas e velhas faces”