Prefeitura sorteia as primeiras moradias do programa em SJCVereadora de luta, Amélia defende a população nas questões mais importantes para a cidade como concessão do transporte coletivo, nas mudanças na Lei de Zoneamento e na regularização de bairros clandestinos.

Ela tem batalhado pela regularização de diversos bairros e essa ação ganhou força na atual gestão petista com a criação da Secretaria de Regularização Fundiária, que desde 2013, beneficiou quase 16 mil moradores na cidade. Em 16 anos do governo anterior apenas 1 bairro foi regularizado.

É dela também projeto de lei que dispõe sobre a adaptação do transporte coletivo para portadores de necessidades especiais.

Amélia também lutou para que fossem intensificados os programas habitacionais do Governo Federal na cidade e para que as casas fossem concedidas a pessoas em situação de risco e com renda salarial baixa.

A vereadora também tem um histórico de luta pelos direitos humanos, atualmente é presidenta desta comissão na Câmara de São José. Nessa função Amélia fiscaliza sempre as condições do sistema carcerário na cidade, além de ter conquistado, junto com o Promotor de Justiça Dr. Fábio Moraes, o Defensor Público Dr. André Marcondes e a Associação de Familiares e Amigos de Presos, a vitória da autorização do envio de cobertores e roupas por familiares dos presos no CDP do Putim em 2016.