A Mai16-07 Dia da Trabalhadora Doméstica - Aposentados (2)Amélia é pioneira na luta pela conscientização de direitos e pela valorização das trabalhadoras domésticas. Uma luta que já tem mais de 10 anos.

Hoje elas têm seus direitos assegurados pela lei: salário mínimo, pagamento de horas extras e de adicional noturno, férias, 13º salário, FGTS, seguro desemprego e hora trabalhada em viagem de serviço. Contudo, esses direitos são recentes, com a aprovação da Lei Complementar nº150/2015, a PEC das Domésticas, no ano de 2015.

Amélia participou ativamente da luta pela aprovação da lei e pelo reconhecimento destas trabalhadoras. Ajudou no recolhimento de mais de 5 mil assinaturas, que foram enviadas a Brasília em apoio à essa PEC e atualmente continua da luta pela garantia dos direitos conquistados pela nova lei.

Além disso, a vereadora ajuda na divulgação de conteúdos que mantenham as domésticas informadas, para que possam exigir seus direitos, além disponibilizar atendimento no gabinete para que as trabalhadoras tirem suas dúvidas, palestras informativas, eventos de valorização pessoal, entre outras ações.