Educadores conhecem o Centro de Ciências do Novo Teatrão

Educadores conhecem o Centro de Ciências do Novo Teatrão

A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta terça-feira (6) as instalações do Centro de Ciências, no complexo do Novo Teatrão, região leste, a um grupo de gestores, educadores, autoridades e convidados. O evento contou com o espetáculo “Conexão de pensamento entre o Ar e a Ciência”, que reuniu 110 alunos do Projeto Educação Musical/Coral da rede municipal de ensino.

centro-de-ciencias-teatrao-2Participaram estudantes de seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Professora Maria Amélia Wakamatsu, Professora Elizabete de Paula Honorato, Professora Sebastiana Cobra, Professora Jacyra Vieira Baracho e Professora Vera Babo de Oliveira.

Centro de Ciências no Novo Teatrão

O Centro de Ciências contará com planetário, auditório, espaço para formação de professores, clube de ciências e exposição interativa sobre a pré-história no Brasil, com réplicas em tamanho real de dinossauros, entre outros.

O espaço está inserido no complexo do Novo Teatrão, o Centro Integrado de Educação (CEI), que terá ainda ginásio multiúso, creche e espaço para atividades físicas.

O novo Teatrão recebeu o nome de Maestro Sérgio Weiss, que faleceu aos 88 anos de idade no dia 29 de janeiro deste ano. A Prefeitura, por meio de acordo celebrado na Justiça com o São José Esporte Clube, retomou 70% da área do complexo para uso da população.

Prefeito Carlinhos inaugura escola no Assentamento Nova Esperança

Prefeito Carlinhos inaugura escola no Assentamento Nova Esperança

 

A Prefeitura de São José dos Campos inaugurou nesta segunda-feira (5) o Núcleo de Educação Infantil (NEI) “Irmã Doroty Stang”, dentro do assentamento Nova Esperança, na região norte de São José dos Campos.

dez16-05-escola-assentamento-nova-esperanca2Com três salas de aula e capacidade para até 60 crianças, de 0 a 5 anos de idade, o Núcleo vai atender preferencialmente às famílias assentadas no local pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Para o prefeito, a nova escola representa investir nos maiores tesouros da comunidade, que são as novas gerações. “Tenho certeza que esse espaço vai ser muito bem ocupado pelos educadores e se tornará uma referência para essa região.”

A futura diretora do NEI, Graziela Beatriz de Oliveira, há 15 anos na rede municipal, comemorou a nova conquista. “As crianças tornarão essa obra um bem social. Será um grande desafio para nós, entretanto, uma missão na qual acreditamos que a qualidade da Educação é determinante para o processo das trajetórias escolares de nossas crianças.”

dez16-05-escola-assentamento-nova-esperanca1A apicultora Mara Lúcia Galvão, líder do grupo de mulheres “Seio da terra”, enfatizou a importância da escola para a comunidade. “Aonde entra educação entra cultura, entra transformação social. A comunidade precisava desse espaço para que as crianças pudessem viver o universo delas”, disse.

Bolsistas do PIQ recebem certificados do Pronatec

Bolsistas do PIQ recebem certificados do Pronatec

Os bolsistas do PIQ (Programa de Incentivo à Qualificação) receberam, na última sexta-feira (8), os certificados de conclusão dos cursos no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Entre os mais de 200 alunos que receberam as certificações, cerca de 76 eram bolsistas do programa da prefeitura.

As formações foram nas áreas de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Manutenção Predial, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Assistente de Tesouraria, Reciclador, Almoxarife de Obras e Assistente de Produção Cultural.

Leia mais

Concluída a licitação para construção de mais uma creche em São José

Concluída a licitação para construção de mais uma creche em São José

A Vereadora Amélia tem buscado, em conjunto com a Prefeitura, maiores investimentos na área da educação para atender toda a cidade. Além dos avanços conquistados com a instalação do programa Escola Interativa em todas as unidades da rede municipal, a prefeitura de São José dos Campos tem investido também na construção de unidades escolares, como EMEFs e EMEIs por toda a cidade.

Os moradores do bairro Santa Edwiges em breve receberão uma nova creche, com capacidade para atender cerca de 350 crianças de 0 a 5 anos.

Leia mais

Oportunidade no Qualifica São José

Oportunidade no Qualifica São José

O programa Qualifica São José está com mais de 200 vagas abertas para cursos e oficinas em diversas áreas. As atividades são gratuitas e ministradas em parceria com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante.

As inscrições vão até dia 17 de julho e podem ser realizadas pelo site da prefeitura, na aba do programa (https://goo.gl/8vSvD0) e pela central 156 da Prefeitura. Os pré-requisitos estarão disponíveis no início de cada formulário de inscrição.

Leia mais