Encontro reúne representantes de 40 empresas parceiras do Jovem Aprendiz

Encontro reúne representantes de 40 empresas parceiras do Jovem Aprendiz

Fachadas das Fundhas: Fundhas Centro. Foto: Antonio Basilio SJC 09-10-2013Cerca de 40 empresários da região participaram de um encontro com a equipe do Programa Jovem Aprendiz da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), realizado nesta quarta-feira (15), no auditório da sede da Instituição. A reunião contou com um café da manhã preparado pelos adolescentes do curso da Padaria Escola.

Além de esclarecer as propostas do Programa, o encontro destacou a importância das empresas no desenvolvimento dos jovens atendidos pela Fundhas. O gerente de administração de serviços da empresa Johnson & Johnson, José Ivan Ribeiro, considerou o convênio com a Prefeitura muito importante.

“A Johnson enxerga com muita responsabilidade essa parte social na busca de boas oportunidades para esses jovens. É fantástico este trabalho, porque a gente pode ver o quanto São José está à frente na relação aos cuidados com esses jovens. Toda sociedade ganha com isso”, disse José Ribeiro.

Para o Chefe de Divisão de Empregabilidade da Fundhas, Marco Freire, esses encontros com as empresas e convênios são fundamentais para os atendidos. “É uma oportunidade que o adolescente tem para conhecer a rotina de uma firma, criar responsabilidade, aprimorar os conhecimentos e melhor de vida. Muitos desses jovens, que passam pelo Programa, são contratados pelas corporações devido ao trabalho que foi desenvolvido neste período de aprendizado”, contou.

O Jovem Aprendiz é atendido pela Fundhas e contratado por um empresa, com direito ao registro em carteira de trabalho, salário mínimo, 13º salário, FGTS, férias, auxílio alimentação, auxílio transporte e é certificado em todos os cursos que frequenta. Baseado na lei de Aprendizagem 10.097 de 19 de dezembro de 2000, o programa oferece atividades práticas que são desenvolvidas nas empresas parceiras, complementando o conhecimento adquirido nos cursos da Fundhas.

Por meio deste convênio da Fundhas e empresas privadas, cerca de 300 jovens foram encaminhados para empresas da região em 2014 e no primeiro semestre deste ano foram aproximadamente 220. Entre as empresas parceiras da Fundhas estão Embraer/ELEB, Johnson & Johnson, Transzero, Ericsson, Expresso Maringá, Leroy Merlin e Monsanto.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 19 unidades distribuídas nas regiões da cidade.

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos