Dia 27 de Abril: Dia da Trabalhadora Doméstica

Dia 27 de Abril: Dia da Trabalhadora Doméstica

Neste 27 de Abril, Dia da Trabalhadora Doméstica, temos conquistas históricas para comemorar essa data tão especial. As Trabalhadoras Domésticas tiveram muitas melhorias com a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que regulamentou o trabalho doméstico e equiparou os direitos da categoria aos dos demais trabalhadores.

A profissão de Trabalhador Doméstico foi regulamentada em dezembro de 1978, porém com pouca fiscalização e com condição de trabalho precária, com muitos profissionais sofrendo situação semelhante ao trabalho escravo, com abusos no ambiente de trabalho e com a desvalorização de uma profissão fundamental para os lares de tantas famílias.

A luta para organizar e informar as trabalhadoras, assim como pela ampliação de direitos, reconhecimento profissional e valorização da categoria, há mais de 10 anos faz parte dos trabalhos da vereadora Amélia Naomi. Sua atuação forte em defesa das trabalhadoras domésticas permitiu a adesão de mais de 10 mil assinaturas em apoio à Proposta de Emenda Constitucional que ficou conhecida como a PEC da Trabalhadora Doméstica. Uma vitória enorme para as mais de 10 mil trabalhadoras de São José dos Campos, que hoje podem trabalhar com direitos como FGTS, férias, 13° salário e hora extra garantidos, além do Simples Doméstico.

“É uma alegria lutar ao lado das trabalhadoras domésticas por melhores condições de trabalho e reconhecimento de direitos. Nestes 10 anos de luta já tivemos avanços históricos com equiparação de direitos das domésticas às demais categorias de trabalhadores. Ainda há muita luta pela frente, como vencer a resistência dos patrões em assinar a carteira e acabar com o trabalho irregular. Vamos continuar lutando juntas por valorização, respeito e igualdade”, disse Amélia.

Veja abaixo informativo sobre o Dia da Trabalhadora Doméstica.

Domésticas abril 2016 1