Prefeitura anuncia ativação do Centro Cirúrgico do CCZ

Prefeitura anuncia ativação do Centro Cirúrgico do CCZ

A Prefeitura de São José dos Campos anunciou, na tarde desta quarta-feira (29), o início do funcionamento do Centro Cirúrgico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), durante cerimônia na sede do CCZ (Rua George Willians, 581), no Parque Industrial. Após a solenidade, os presentes puderam visitar as instalações do novo centro cirúrgico.

O prédio já havia sido entregue, mas ainda faltavam os equipamentos e contratação de veterinários para que o centro cirúrgico pudesse, efetivamente, funcionar. A atual administração equipou o local com monitor cardíaco, foco cirúrgico, aparelho hematológico e autoclave para esterilização dos instrumentais, entre outros. Também foram comprados móveis, materiais, medicamentos e insumos.

Leia mais

Espaço 4 patas passa por manutenção

Espaço 4 patas passa por manutenção

Espaço 4 patas - arvoreO Espaço 4 Patas, recebeu um presente especial nesta segunda (15) com o plantio de  12 árvores. O objetivo é garantir mais sombras e oferecer mais conforto aos frequentadores. Para um melhor atendimento à todos, o espaço passa por manutenção toda segunda-feira, para o corte da grama, limpeza e vistoria geral.

Espaço 4 Patas1 caninoO espaço funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 20h. Entre as árvores foram plantadas Ipês amarelo, branco e rosa, Aroeira mansa e Sibipiruna.

Para frequentar o Espaço 4 Patas, os cães devem estar vacinados, saudáveis e livres de parasitas. O proprietário deve apresentar na entrada a carteirinha de vacinação atualizada do cão e preencher um cadastro para futuramente receber a carteira do seu animal.

Ao entrar e sair do parque, os cães devem usar coleira e guia. Se um cão tiver comportamento agressivo, o animal deve ser retirado do espaço. É proibida a entrada de alimentos, bebidas e menores desacompanhados de um adulto.

 

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos

Espaço 4 Patas registra mais de 4 mil visitas em apenas 3 meses

Espaço 4 Patas registra mais de 4 mil visitas em apenas 3 meses

Espaço 4 Patas1 canino

O Espaço 4 Patas, parque canino criado pela Prefeitura, está perto de completar 3 meses de funcionamento e registrou 4.274 visitantes. Em média, o local tem recebido cerca de 60 visitantes.

espaço 4 patas - parque canino1No período de férias, o número de usuários do espaço tem aumentado. A família Machado, do Bosque dos Eucaliptos, zona sul, aprovou o local e trouxe a Cindy e Lika, da raça lhasa apso. “Viemos justamente por ser período de férias. Achei lindo o local, gostei demais do parque, pretendemos voltar mais vezes, é bom tanto nossas cachorrinhas fazem amizade como a gente também, um espaço de descontração para os donos e seus cãezinhos”, disse Marilda Machado.

Para frequentar o Espaço 4 Patas, os cães devem estar vacinados, saudáveis e livres de parasitas. O proprietário deve apresentar na entrada a carteirinha de vacinação atualizada do cão e preencher um cadastro para futuramente receber a carteira do seu animal.

Às segundas-feiras, o espaço é fechado para manutenção da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), que administra o local, instalado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

“Eu venho todos os dias para aproveitar o espaço, a Amora aprovou o local e se diverte com os outros cães”, comentou Henrique Watanabe, 32 anos, engenheiro, morador do Jardim Ismênia.

Conforme regulamento do parque, não é permitido transitar com o cão fora do Espaço 4 Patas. Os cães potencialmente perigosos deverão portar coleira, guia e focinheira, conforme Lei 6.897/2005. Cada proprietário deve levar sua sacolinha para recolher os dejetos de seu cão e depositar em lixeira própria – Lei 7.088/2006.

“Mudei recentemente de São Paulo e nunca vi um lugar como este, é a segunda vez que eu venho para trazer a Akira no Espaço 4 Patas, o espaço é excelente pretendo vir mais vezes”, comentou Jonatan Nubling, 21 anos, estudante, morador de Santana.

 

 

O Espaço 4 Patas funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

Fundo Social lança campanha para arrecadar ração e insumos

Fundo Social lança campanha para arrecadar ração e insumos

O Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos lança neste sábado (12), às 9h, o banco social para arrecadação de ração e insumos veterinários. O lançamento acontece no Espaço 4 Patas, primeiro parque canino no Brasil, localizado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em Santana.

A iniciativa tem a parceria da Sociedade Valeparaibana Cães Pastores Alemães (SVCPA), que promete encantar o público com a apresentação do trio Teco, Sharon e Bruna, cães comandados pelo adestrador Eric Vanderson.

Uma equipe do canil da PM, do 3º BAEP de Taubaté, também fará uma demonstração com cães farejadores, utilizados nas buscas de entorpecentes. Já a SVCPA apresentará uma equipe de cães utilizados na terapia com pacientes em hospitais.

Primeira doação

Inaugurando as atividades do banco social, a empresa Farmina confirmou a doação de 50 quilos de ração. A empresa também irá disponibilizar orientação gratuita sobre alimentação. As informações serão passadas pela médica veterinária Giovana do Val Martins da Silva.

O lançamento também terá dicas sobre cuidados com a dentição dos cães, com a veterinária especialista em odontologia Larissa Bernardo da Silva, e esclarecimento de dúvidas sobre saúde animal com o veterinário Afonso Soares.

A empresa VetVale, distribuidora de medicamentos veterinários, também confirmou presença e dará orientações com uma equipe de veterinários.

Treino

Nesta quinta-feira (10), às 9h, o adestrador Eric Vanderson estará no Espaço 4 Patas para fazer um treinamento com os cães. Para o presidente do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, além da população em situação de vulnerabilidade social no município, é preciso também incentivar a solidariedade com os animais.

Out15-25 Parque Canino Espaço 4 Patas (6)“O benefício que ter um animal em casa proporciona para toda a família, são incontáveis, mas sabemos que muitos não tem condições de tratá-los. Por isso, estamos incentivando a doação de empresas e da sociedade para que possamos também garantir dignidade aos nossos amigos de patas”, disse o presidente, destacando as políticas de proteção animal na cidade.

“A parceria com a Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores Alemães é fundamental, pois ela está nos ajudando na consolidação do banco social e vem se somar a outras medidas que estão sendo promovidas pela Prefeitura, como a feira mensal de adoção e o cadastramento para castrações”, disse o presidente do Fundo de Solidariedade.

Para o presidente da Sociedade Valeparaibana Cães Pastores Alemães, Luiz Cornélio de Araújo, a iniciativa do banco social é importante, pois está vinculado a outras ações que incentivam a posse responsável.

“Além da distribuição de ração e insumos, estamos trabalhando com o Fundo também para oferecer em breve um plantão com adestradores para ajudarmos os proprietários a lidarem com seus cães. Dessa forma, também trabalharemos a posse responsável”, disse Luiz.

 

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos

Espaço 4 Patas recebe 2.400 cães em mais de um mês de funcionamento

Espaço 4 Patas recebe 2.400 cães em mais de um mês de funcionamento

O Espaço 4 Patas, o maior parque canino do Brasil, já registra mais de um mês de funcionamento em São José dos Campos. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (SSM), que administra o local, neste período, cerca 2.400 cães passaram pelo Espaço 4 Patas, instalado no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Avenida Olivo Gomes, 100), em Santana.

espaço 4 patas1 parque caninoDesde a inauguração, em 25 de outubro, a médica Paloma Ratto leva sua cachorra para o Espaço 4 Patas. “Eu gosto muito do parque e agora minha cachorra gosta mais ainda. Venho toda semana”, comentou Paloma.

O parque atraiu até moradores do Litoral Norte. Recém-chegado de Ilhabela, o autônomo Rodrigo Carvalho declarou que o local tem uma estrutura muito boa. “A segurança para os cães é excelente, além da arborização e dos brinquedos. Enfim, é um lugar muito importante para a cidade.”

Rodrigo Carvalho explicou que leva o seu cachorro Zulu para se exercitar no Espaço 4 Patas. “Ele sofreu um acidente em Ilhabela e precisa fazer exercícios. No litoral, ele nadava e aqui o local mais apropriado para a recuperação é no Espaço 4 Patas, que é bom para o convívio com outros cães e para estimular os músculos”, explicou Rodrigo.

O empresário Marcos de Souza elogiou muito o local. “O espaço é muito bacana. Estou encantado com o lugar. Além dos animais fazerem novos amigos, nós conhecemos outras pessoas, trocamos experiência”, afirmou.

espaço 4 patasO parque canino também foi aprovado pelos funcionários. “O serviço é diferente e eu estou gostando muito, porque amo animais e fiquei muito contente de ter a oportunidade de trabalhar aqui. Já fiz muitas amizades, vejo o cachorro chegando e mesmo de longe já sei o nome de muitos. É bem gratificante ter essa experiência”, comentou Silas Ferraz, auxiliar de serviços gerais.

Para frequentar o Espaço 4 Patas, os cães devem estar vacinados, saudáveis e livres de parasitas. O proprietário deve apresentar na entrada a carteirinha de vacinação atualizada do cão e preencher um cadastro para futuramente receber a carteira do seu animal.

Conforme regulamento do parque, não é permitido transitar com o cão fora do Espaço 4 Patas, os cães potencialmente perigosos deverão portar coleira, guia e focinheira, conforme Lei 6.897/2005. Cada proprietário deve trazer sua sacolinha para recolher os dejetos de seu cão e depositar em lixeira própria – Lei 7.088/2006.

Funcionamento

O Espaço 4 Patas, funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 20h. Às segundas-feiras o local fica fechado para atividades de manutenção, tais como corte de grama, limpeza dos bebedouros e vistoria geral.