1960

NASCIMENTO

Nasce Amélia Naomi Omura, no dia 12 de junho de 1960. Primeira dos cinco filhos da costureira Angela Kavasaki e do comerciante Kichiro Omura, em Aparecida D´Oeste, interior de São Paulo.

1973

PRIMEIRO EMPREGO

Aos 13 anos, Amélia consegue seu primeiro emprego, como auxiliar de costura em uma confecção, que prestava serviços à empresa Staroup, em Mogi das Cruzes.

1979

MUDANÇA PARA SÃO JOSÉ

Muda-se com a família, pai, mãe e quatro irmãos, para São José dos Campos, onde começa a trabalhar nas lojas Pernambucanas, como balconista.

REUNIÃO COM LULA

Organiza um evento, na casa de Moacir Pinto, em São José, com a presença do então candidato a governador do Estado de São Paulo, Luís Inácio Lula da Silva.

1983

FILIAÇÃO AO PT E SINDICATO

No dia 27 de junho, filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 4 de julho filia-se ao Sindicato dos Metalúrgicos e em agosto Amélia participa do congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores.

1984

AMÉLIA DIRETORA DO SINDICATO

No dia 1º de abril, Amélia é empossada como diretora do Sindicato dos Metalúrgicos, uma das primeiras diretoras mulheres. Em agosto desse ano Amélia é demitida, com mais 119 trabalhadores, da empresa National do Brasil. No mesmo ano participa do congresso de fundação da CUT – Regional Vale do Paraíba, no Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e participa das atividades do comitê de defesa das Diretas-Já.

1985

MOBILIZAÇÕES

Apoia várias mobilizações na categoria metalúrgica da região.

1987

REELEIÇÃO NO SINDICATO

Em abril é reeleita diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

1988

ELEIÇÃO E GRADUAÇÃO

Em agosto, participa do Congresso Nacional da CUT, em Belo Horizonte. Em novembro é eleita vereadora pelo PT e em dezembro conclui o curso de Serviço Social, pela Fundação Valeparaibana de Ensino.

1989

POSSE NA CÂMARA

No dia 1º de janeiro toma posse na Câmara Municipal e participa, com destaque, da elaboração da Lei Orgânica do Município de São José dos Campos.

PRIMEIRO MANDATO

No dia 1º de janeiro toma posse na Câmara Municipal e participa, com destaque, da elaboração da Lei Orgânica do Município de São José dos Campos.

1990

REELEIÇÃO PARA DIRETORIA DO SINDICATO

Em abril é reeleita diretora do Sindicato dos Metalúrgicos.

1992

SEGUNDO MANDATO

Em novembro é reeleita vereadora. O PT também elege Angela Guadagnin como prefeita de São José.

1995

CONFERÊNCIA MUNDIAL DAS MULHERES

Participa da Conferência Mundial das Mulheres, em Pequim, na China.

1996

REELEIÇÃO

Amélia é reeleita vereadora.

1997

POSSE E COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Em janeiro, toma posse na Câmara Municipal. Assume o cargo de relatora da Comissão de Direitos Humanos do legislativo, com mandato de dois anos.

1998

PRESIDENTA DO PARTIDO

Eleita presidenta do Partido dos Trabalhadores da cidade. Durante sua gestão o partido elegeu, pela primeira vez, uma deputada federal e um deputado Estadual: Ângela Guadagnin e Carlinhos Almeida.

2000

REELEIÇÃO

Reeleita vereadora.

2003

PRESIDENTA DA UNIÃO DOS VEREADORES DO BRASIL

Eleita vice-presidenta da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Membro da coordenação da Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo (AVESPA).

2004

REELEIÇÃO

Amélia é reeleita vereadora.

2006

CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO

Participa da campanha mundial pelos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, várias mulheres de São José dos Campos integraram a campanha junto com Amélia. Suas fotos correram o mundo.

2007

EM DEFESA DAS MULHERES

Promove a campanha pela Casa Abrigo, realizada em parceria com o Movimento de Mulheres. São recolhidas 15 mil assinaturas. No mesmo ano é reeleita vereadora com votação expressiva.

2009

NA LUTA COM OS JOSEENSES

Na discussão da nova Lei de Zoneamento se colocou em defesa dos moradores. Além disso, trabalhou pela regularização de loteamentos e pela implantação de uma política habitacional popular. Lutou também pela qualidade de vida da população, em razão do governo Cury tentar ressuscitar a extração de areia, prática que ameaça o Rio Paraíba.

2012

EM DEFESA DAS DOMÉSTICAS

Durante o mandato, a vereadora Amélia sempre se manteve na luta contra a violência doméstica, em defesa dos direitos e do respeito aos trabalhadores e em defesa da cidade.

2013

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Após ser reeleita, sendo a 3ª candidata mais votada, Amélia é eleita também para a presidência da Câmara, com o apoio de 19 dos 20 vereadores votantes. Em sua gestão se dedicou à ampliação da transparência e a maior divulgação do trabalho dos vereadores e vereadoras via redes sociais e internet.  

COMISSÃO DA VERDADE

Em outubro, com o objetivo de levantar os casos de abuso dos direitos humanos cometidos durante a ditadura militar (1964-1985), também por iniciativa da vereadora foi instalada a Comissão da Verdade Professor Michal Gartenkraut, que recebe o nome do ex-reitor do ITA, que foi exonerado, por sua coragem em diplomar alunos expulsos pelo regime militar.

INSTITUIÇÃO DA TV CÂMARA

Em novembro, por sua iniciativa e com amplo apoio de todos os vereadores, foi instalada a TV Câmara, canal legislativo que busca aproximar ainda mais a comunidade da vida parlamentar.

2014

REGULARIZAÇÃO DE BAIRROS

Lutou por programas de regularização de bairros e de valorização do trabalhador doméstico, com o início do recebimento do FGTS e outros benefícios.

2015

LUTA PELA AMPLIAÇÃO DA DELEGACIA DA MULHER

Lutou por conquistas em relação à defesa da mulher e saúde com a participação nas discussões sobre o atendimento à mulheres em situação de violência sexual e Deinter para a ampliação da Delegacia da Mulher na cidade.  

2016

HOSPITAL DA MULHER

Conquista do Hospital da Mulher, uma vitória que irá melhorar o atendimento à mulher em São José dos Campos e é resultado de muita mobilização e empenho da vereadora e de grupos ligados à saúde da mulher.

RENOVAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS E SORTEIOS MINHA CASA MINHA VIDA

Em janeiro a vereadora participa da conquista que foi a renovação da nova frota de ônibus em São José dos Campos, iniciando o ano com 18 novos veículos. Amélia participa também de reunião com moradores do Portal do Céu e Santa Rita sobre melhorias no bairro, na ocasião foi anunciada a instalação da rede de esgoto, drenagem, guias e sarjetas em toda a extensão dos corredores de ônibus dos bairros. No mesmo mês foi anunciada a realização da ciclovia na Avenida Salinas e recuperação da pista de caminhada. Foi realizado também o sorteio de moradias do Minha Casa Minha Vida e votação para doação de terreno ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer. Amélia também visitou e fiscalizou o Ambulatório da Mulher.

INÍCIO DAS OBRAS DA CRECHE NO BAIRRO MONTERREY

Em fevereiro Amélia fiscaliza o inicio das obras na creche no bairro Monterrey. Participa de reunião com moradores do sertãozinho sobre pedido de Academia Ao Ar Livre. Apoiou e encaminhou o pedido obras do Antipoeira no Vila Araújo ao prefeito Carlinhos, que atendeu o pedido. Também apoiou as obras de revitalização da Praça Katia.

REUNIÃO COM IDOSOS E PROJETO DA 2ª FASE DO HOSPITAL DA MULHER

Em março Amélia participa de reunião com idosos na câmara, ouvindo suas sugestões, ideias e dúvidas. Participa também da entrega de livros para os estudantes de Japonês no Estevam Ferri, e faz a apresentação do projeto de 2ª fase do Hospital da Mulher

ENTREGA DE INFORMATIVOS DO DIA DA TRABALHADORA DOMÉSTICA

Em abril a vereadora participa do evento Prefeitura no Bairro em São Francisco Xavier. Acontece também a votação do Sistema Municipal de Cultura. Amélia apoia o início das obras de pavimentação na Zona Leste e participa de reunião com moradores do Santa Hermínia. Em comemoração ao dia da trabalhadora doméstica acontece a entrega de informativos sobre direitos e valorização dessas profissionais.

REUNIÃO COM FAMÍLIAS DA AFAPE E ATO EM DEFESA DAS MULHERES

Em maio acontece o evento em comemoração ao Dia do Trabalhador e macarronada no bairro Novo Horizonte. Acontece também a Homenagem às Trabalhadoras Domésticas no Sindicato dos Aposentados. Visita e fiscalização ao início das obras de pavimentação na Vila Matilde e Ebenezer. Participa de reunião, como presidenta da Comissão de Direitos Humanos, com famílias da AFAPE sobre melhorias no atendimento do CDP e aplicação de Antipoeira na rua do presídio. Fiscalização às obras de contenção no córrego Senhorinha. Início da Comissão Especial de Inquérito dos Mamulengos. Mudança de local da Feira do Satélite. Inauguração da academia ao ar livre e quadra no Residencial Juritis. Realização de ato Contra a Cultura do Estupro na Audiência Pública do Orçamento do Estado de SP.

DUPLICAÇÃO DO VIADUTO KANEBO E NOVAS ESCOLAS INTERATIVAS

Em Junho Amélia realiza, junto com moradores, ato em defesa da UPA Novo Horizonte. Ela visita as Obras do Parque Ribeirão Vermelho e as obras de redimensionamento da rede de esgoto na rua Estrela Dalva. Participa da inauguração da duplicação do Viaduto Kanebo, uma grande melhoria para o trânsito e a mobilidade da cidade. Amélia visita as Obras da Creche no Monterrey e como presidenta da Comissão de Direitos Humanos, participa da Audiência Pública sobre o Sistema Carcerário (juntamente com a AFAPE). Apoio na regularização do bairro Santa Maria (zona leste). E no mesmo mês acontece a instalação da Escola Interativa na EMEF Martha Abib e EMEF Possidônio Salles.

INSTALAÇÃO DE REDE DE ÁGUA NO BAIRRO SANTA CECÍLIA II

No mês de Julho os moradores do Santa Cecília II tiveram uma grande vitória com a instalação da rede de água, um pedido dos moradores que teve o apoio da vereadora Amélia. Também foi feita visita ao parque Alberto Simões. Lançamento do livro sobre a Comissão da Verdade – 50 anos da Ditadura, instituída pela vereadora. Realiza vistoria no viaduto Kanebo.