Casa do Trabalhador comemora um ano e faz mais de 80 mil atendimentos

Casa do Trabalhador comemora um ano e faz mais de 80 mil atendimentos

Casa do Trabalhador Inaugurada há um ano, a Casa do Trabalhador registrou mais de 80 mil atendimentos entre julho de 2014 e junho de 2015. Com a inauguração, foi possível unificar atendimentos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Centro de Apoio aos Serviços Autônomos (CASA) e os cursos do Programa Qualifica São José.

Entre os mais de 80 mil atendimentos, os serviços mais procurados foram o cadastramento no Portal Mais Emprego e a busca por oportunidades de trabalho. No ano anterior – julho 2013 a junho de 2014 – foram registrados 23.094 atendimentos. Comparado os dois períodos, o crescimento do último ano teve um aumento de 247%.

Casa do Trabalhador1Além da unificação dos serviços em um só local, esse crescimento teve como causa a mudança para um prédio mais amplo, acessível e com maior número de atendentes. O número de pessoas que procuram a Secretaria de Relações do Trabalho para emissão da primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho (CTPS) também cresceu, passando de 150 (2013) para 3638 (2014).

“Antes, cada serviço de nossa Secretaria ficava em um local da cidade, isso dificultava o acesso para a população. Hoje, o munícipe vem requisitar o seguro desemprego, verifica vagas de emprego, se informa sobre os cursos de qualificação e ainda se informa sobre o setor de autônomos. Essa qualidade no atendimento trouxe muitos benefícios para a população”, disse o secretário de Relações do Trabalho.

Autônomos

O Centro de Apoio aos Serviços Autônomos (CASA) também registrou aumento no número de profissionais atendidos. Em julho de 2014, o banco de profissionais cadastrados chegava a 512 trabalhadores, inscritos em 25 funções. Atualmente, são quase 600 profissionais cadastrados em 42 funções.

Qualificação

Outro destaque da Secretaria é o Programa Qualifica São José, que desde a sua criação em 2013, atendeu mais de 9 mil pessoas em 80 cursos nas áreas de serviços, turismo, comércio e indústria, realizados em parcerias com as instituições do Sistema S de ensino profissionalizante.

Só em 2015, já foram 30 cursos oferecidos gratuitamente, nas áreas: administrativa, estética, gastronomia, ensino de idiomas, indústria, serviços e construção civil. Ao todo, foram 998 vagas disponibilizadas em parceria com SENAI, SENAC e INVAR.

Outras informações na Secretaria de Relações do Trabalho/Casa do Trabalhador (Praça Afonso Pena, 175, Centro), pelo telefone 3923-5770 ou pelo site.