Atendimento integrado no Hospital da Mulher é uma luta de toda a cidade

Atendimento integrado no Hospital da Mulher é uma luta de toda a cidade

Por decisão política, o governo Felicio Ramuth do PSDB está desmontando o projeto de atendimento integrado e mais humanizado num mesmo lugar, no Hospital da Mulher. Desde a campanha eleitoral o PSDB diz que o ‘verdadeiro’ Hospital da Mulher já existia, mas ninguém nunca viu. Agora anunciaram a contratação de consultas no Antoninho da Rocha Marmo. Mas só isso não é Hospital da Mulher. Nossa proposta é a mulher que, por exemplo, tem suspeita de câncer de mama não tenha que peregrinar por diversos locais para fazer consultas, exames e cirurgias. A agilidade nestes casos faz a diferença na cura da doença.

Em março de 2016, o governo Carlinhos entregou a 1ª fase do Hospital da Mulher que fica ao lado do Hospital Municipal. Nesta fase ambulatorial, deixamos a unidade com capacidade de 50 mil atendimentos por ano para gestantes de alto risco, mulheres vítimas de violência e diagnóstico de câncer de mama e colo de útero. O grande diferencial do atendimento integral era a agilidade no diagnóstico de câncer de mama e colo de útero, com a realização da consultas e exames no mesmo dia.

Ainda no ano passado foi aberta a licitação para a ampliação do Hospital da Mulher, para ampliar e integrar o atendimento à mulher. A obra seria uma espécie de parceria privada, onde a empresa arcaria com os custos da construção. Depois de pronta e entregue a unidade, a Prefeitura pagaria em forma de aluguel por 15 anos.

Mas o PSDB cancelou a ampliação, assim como cortou vários programas importantes para a população por decisão política. Outro grave problema com esta decisão de fragmentar o atendimento às mulheres é encerrar o tratamento dos pacientes com câncer no Antoninho da Rocha Marmo, referência no atendimento. A incerteza da continuidade do tratamento tem trazido muita angústia e medo aos pacientes, que têm uma relação de confiança com a equipe médica.

Por tudo isso, convidamos você a se somar nesta luta em defesa do atendimento integral no Hospital da Mulher e ao tratamento dos pacientes de câncer.

 

Veja material sobre nossa luta em defesa do atendimento integrado no Hospital da Mulher: